Pular para o conteúdo
Cotidiano

No Estado, fila de exame de colonoscopia chega a mil pacientes por mês

Exame pode garantir cura de câncer colorretal
Arquivo -

Exame pode garantir cura de câncer colorretal

A fila de espera por colonoscopia, exame que permite a visualização direta do interior do reto e pode , por meio de diagnóstico, garantir a cura do  câncer de colorretal, chega a mil por mês no de Mato Grosso do Sul – Rosa Pedrossian, que atende pacientes de e do interior do Estado. 

Segundo o presidente da Sobed (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), Antônio Gentil Neto, depois do câncer de mama, o de colorretal é o segundo com mais número de mortes no Brasil. Ele afirma que a estimativa é de que ao longo de 2016, 35 mil pessoas sejam diagnosticadas com a doença no país.

“Estima-se que alguns fatores sejam importantes, como dieta. As dietas com bastante fibra e com pouca gordura minimizam o aparecimento do câncer de intestino. O uso do fumo, o cigarro é um fator desencadeante da doença que também tem relação com a gordura e questões genéticas. Um paciente com um familiar que teve câncer de colorretal, tem cinco vezes mais chances de ser diagnosticado com a doença”, explica.

Ao todo, foram selecionados 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos que aguardavam pelo exame foram selecionados para realizarem a colonoscopia na primeira etapa da realizada em parceria com a Sobed.

Irene Yokico Maruyama, de 62 anos, esperava há três meses para realizar o procedimento. “Tenho um tio que teve câncer de colorretal e estava com sangramento nas fezes, mas não sentia nenhuma dor. Fiquei bastante preocupada e agora vou fazer o exame e saber o que eu tenho”.

De acordo com o médico e diretor presidente do Hospital Regional, Justiniano Barbosa Vavas, por mês são realizados entre 400 e 600 exames digestivos, entre eles, aproximadamente 250 são de colonoscopias, mas ainda assim, a fila de espera é de 1000 pacientes. Com a parceria entre a Sobed e a Carana da Saúde, serão realizados 140 exames a mais neste mês e os resultados devem ser divulgados em 15 dias.

“O exame de patologia depende da complexidade, mas acredito que os resultados saiam em no máximo 15 dias. pacientes vão voltar em consultas ambulatoriais para ver o resultado. O resultado será mais precoce se o exame for normal. Se tiver coleta de material com necessidade de biopsia, isso requer um tempo maior”, explica.

O médico explica que a colonoscopia identifica a formação de pólipos intestinais, que são pequenas lesões semelhantes a uma verruga que se localizam no intestino grosso, a parte final do tubo digestivo, responsável pelo processo de absorção da água e determinação da consistência do bolo fecal. “Quando os pópolis são retirados é feita a interrupção da lesão precursora câncer”, ressalta.

Conforme o diretor-presidente do RH, das colonoscopias realizadas no hospital, cerca de 25% apresentam pópolis e 5% são considerados malignos. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é de 100%.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

As inscrições devem ser feitas no site da empresa

Brasil

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Entre as vítimas fatais estão universitários da UFPA que estavam a caminho do congresso da UNE

Cotidiano

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Homem estava internado desde o dia 22 de junho, em estado grave e sem identificação

Cotidiano

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

O sindicato aponta esperança em estratégias comerciais e concorda com os produtores sobre um impacto limitado na taxação de Trump