Na região norte, temperatura chega a 39°C

O calorão é assunto desse domingo (18) em todo o Estado. De norte a sul, de leste a oeste, os termômetros passam dos 35 °C e cada um dá o jeito que pode: vai ao parque, liga ventilador, o ar condicionado, toma refrigerante, suco e por aí vai. Nem as cidades do sul do Estado escaparam e o calor por lá também está grande.

De acordo com as dados das estações automáticas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Coxim os termômetros marcam nessa tarde 39.1 °C. Em São Gabriel do Oeste 35.6 ºC; Corumbá 37.3 ºC; Aquidauana 36.9 ºC; 35.7 ºC; Água Clara 38.4 ºC; Jardim 37.4 ºC; Porto Murtinho 38.3 ºC; Bela Vista 39.3 ºC; Dourados 36.8 ºC e Amambai 37.4 ºC.Nem o sul do Estado escapa e calorão passa dos 35°C na maioria das cidades

Conforme o Inmet, neste domingo, as áreas de instabilidade ficaram em níveis muito altos da atmosfera, em níveis médios o padrão é estável dificultando o desenvolvimento de nebulosidade significativa.

Em baixos níveis observa-se que os ventos úmidos do oceano Atlântico entram pelo Norte e passam pelo Pantanal. Portanto, o sol aparece entre nuvens, especialmente no leste do Estado. Pode até chover em regiões isoladas.

Na segunda-feira (19), a convergência de umidade atua sobre o Estado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas ao longo do dia. Ocorre ligeiro declínio nas temperaturas, especialmente no sul e sudoeste do estado.