Máxima de 36 °C no Estado

O calor está quase insuportável e todo mundo quer saber: quando chove? Não perca a esperança, a chuva pode chegar ainda nesta sexta-feira (30), mas só na região sul do Estado. 

Em Campo Grande, a sexta já começou com calorão e termômetros marcando 21 °C. A previsão é de dia claro a parcialmente nublado passando a nublado. A máxima pode chegar a 31 °C e não deve ter chuva.

Conforme o Inmet, o sistema frontal se desloca para o litoral, mas aumenta a nebulosidade a partir da tarde no sul do Estado. O tempo estará mais encoberto no sul do Estado com chuva ocasional. As máximas ficam em 31 °C no norte; 36 °C no leste; 34 °C no Pantanal e 32 °C no sul e sudeste. 

O Estado continua registrando baixas umidades relativa do ar: Amambai (11%); Bataguassu (12%); Coxim  (13%); Ponta Porã; São Gabriel do Oeste; Ivinhema; Maracaju e Água Clara (14%).     Não desista da chuva! Ela pode aparecer no fim de semana; confira previsão

No sábado (1º) a nebulosidade estará um pouco maior e há possibilidade de chuva isolada, exceto nordeste e leste, onde o tempo continua estável e a umidade do ar próxima a 30%. No domingo, dia de eleição, as instabilidades espalham pelo Estado.

A umidade relativa do ar continua baixa. O Inmet mantém o alerta até o fim da tarde desta sexta. Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados, principalmente com as pessoas que já têm ou tiveram sintomas de doenças do aparelho respiratório. 

Entre as recomendações para o clima seco estão diminuir o ressecamento das mucosas, com soro fisiológico nos olhos e narinas, e instalar um vaporizador, colocar uma vasilha com água ou estender roupas molhadas para secar dentro de casa.