Professores serão capacitados

 

Parceria entre os estados participantes do Consórcio (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins) e a Fundação Itaú vai promover a capacitação de profissionais da Educação com foco na melhor aprendizagem de alunos. A assinatura de um termo de cooperação foi feita no 4º encontro de 2016 do Fórum de Governadores Brasil Central, que acontece em Bonito.

O objetivo do programa é que no dia a dia da escola o tutor possa reconhecer e valorizar as competências do tutorado (professor, coordenador e outros). A formação complementar é destinada a diretores e profissionais de gestão da Educação, focada na melhoria de desempenho do trabalhador.

O projeto é piloto e está em processo de implementação nos estados de GO, DF, MT, MS, RO e TO. Em Mato Grosso do Sul, os profissionais da Educação já passaram pela formação do Itaú Social e aplicação terá início no ano letivo de 2017.

“É uma formação continuada em serviço, com acompanhamento de desenvolvimento de competências”, explicou a secretária de Educação de Mato Groso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta.

Studo +

Esse projeto tem como objetivo melhorar a aprendizagem de alunos do 6º e 9º utilizando recursos tecnológicos. Inicialmente, o projeto piloto será implantado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, no início do ano letivo de 2017, podendo ser expandido para os outros estados integrantes do Consórcio. Segundo o representante do Studo +, Rangel Barbosa, a experiência será feita com três mil alunos, mil de cada estado. As escolas que receberão o projeto ainda serão escolhidas pelas secretarias de Educação.

O foco é na melhoria da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, com a utilização de tablets com atividades para os estudantes e acompanhamento da aprendizagem, fazendo do professor um tutor e orientador e deixando o estudante mais independente e autônomo para trilhar o seu caminho educacional.