Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPF, PF e Funai seguem para área de novo ataque; 3 teriam sido baleados

Já são sete feridos e um morto, nos últimos dois meses
Arquivo -

Já são sete feridos e um morto, nos últimos dois meses

O MP (Ministério Público Estadual), PF (Polícia Federal) e Fundação Nacional do Índio (Funai) seguem na tarde desta terça-feira (12) para a área onde ocorreu um ataque, na noite desta segunda-feira (11), em Caarapó, município a 272 quilômetros de . Já são sete feridos e um morto, nos últimos dois meses, na região.

Conforme o coordenador da Funai em Vander Nishijima, o fato não ocorreu na , onde, no mês passado, o agente de saúde Clodiodi de Souza, 26 anos, foi morto, porém está localizado na mesma região. Entre os feridos, dois são adolescentes.

“Ainda estamos colhendo informações sobre os três índios alvejados. Um foi ferido no antebraço esquerdo e no tórax, outro no joelho e o terceiro no braço. Entre os feridos dois adolescentes de 17 anos e um de 32. Conforme relatos da comunidade, eles estavam em uma área já retomada, que eles chamam de Guapoy, dançando guaxiré, quando foram surpreendidos a tiros”, disse o coordenador.

Conforme o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a área exata é conhecida como tekoha Guapoy, na Terra Indígena (TI) Dourados-Amambaipeguá I.

As vítimas foram socorridas e transportadas pela Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) e o Hospital da Vida ainda aguarda a chegada dos feridos, que dizem ter reconhecido ao menos três dos agressores da noite desta segunda-feira (11). Autores seriam proprietários e trabalhadores de fazendas vizinhas à aldeia.

A reportagem conversou com o advogado de Silvana Raquel Cerqueira Amado Buainan, proprietária da fazenda Yvu, que ficou de retornar, caso haja alguma infomação de envolvimento de funcionários.

Os feridos também dizem ter comunicado o ataque à Força Nacional de Segurança, que foi ao local onde estariam as caminhonetes dos pistoleiros e retornado recomendando que as vítimas registrassem queixa. Mas os guarani ficaram com medo da polícia e por isso preferiram esperar até o dia seguinte para acionar o socorro direto pela Sesai. 

A agente de saúde que atuou nos primeiros socorros aos feridos informou que durante a noite ficaram preocupados porque os ferimentos sangravam bastante.

O jornal Midiamax tentou contato com o presidente da Comissão da Defesa da Terra, do Sindicato Rural de Caarapó Olavo Trindade, para uma posição sobre o ocorrido, mas ele não atendeu as ligações.

ATAQUE ANTERIOR

No último dia 14 de junho, as famílias guaranis-kaiowá que ocupam a fazenda Yvu, em Caarapó sofreram outro ataque. Além da morte do agente de saúde Clodiodi de Souza, 26 anos, Jesus de Souza, de 29 anos, foi ferido na barriga e passou por cirurgia em Dourados, Libesio Marques Daniel, de 43 anos, levou quatro tiros, no tórax, barriga e cabeça, Valdilio Garcia, de 26 anos, foi ferido com um tiro no tórax e passou por cirurgia para a instalação de um dreno e um menino de 12 anos, foi atingido com um tiro na barriga, foi operado e segue consciente.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes