MPE recomenda que Prefeitura resolva insegurança no transporte escolar

Empresas de Três Lagoas terão 30 dias para regularização

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Empresas de Três Lagoas terão 30 dias para regularização

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) publicou nesta terça-feira (5), em seu Diário Oficial, uma recomendação à Prefeitura de Três Lagoas para que regularize toda a frota utilizada para transporte escolar dos alunos da rede municipal, em um prazo de 30 dias, sob a pena de instauração de processo investigativo pela Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social.

As irregularidades nos ônibus escolares da cidade foram constatadas após recorrentes reclamações feitas pelos usuários do serviço dos distritos de Arapuá e Garcias. Vistorias realizadas em dezembro de 2015 pelo Conselho Tutelar, constataram que o transporte escolar do município peca em uma série de normas de segurança, incluindo no “transporte de materiais explosivos e cortantes”, pondo em risco a vida dos alunos.

Outra irregularidade, apontada pela responsável por uma das escolas municipais que sofreram com a má qualidade do serviço público, localizada no distrito de Garcias, seria de que o serviço de transporte escolar foi interrompido por 19 dias letivos em 2 meses – setembro e novembro de 2015 -, provocando a evasão dos alunos às aulas.

O MPE também pediu na recomendação que os contratos com as empresas de transporte escolar do município, Crisp Transporte Turismo Ltda e Cidade Jardim Turismo e Fretamento Ltda, sejam rompidos caso as transportadoras não regularizem a frota dentro do prazo de 30 dias, sem que haja prejuízo ao oferecimento de ônibus para os alunos da rede escolar municipal.

Para emitir a recomendação, uma das considerações do órgão foi de que a “ausência de acesso ao ensino consiste em afronta ao maior de todos os direitos sociais, que é a cidadania, porque este se qualifica e se consolida com a melhora do nível cultural e educacional das pessoas”. O texto foi assinado pela promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias.

(Sob supervisão de Ludyney Moura)

Conteúdos relacionados

Cidade do Natal