Pular para o conteúdo
Cotidiano

MPE recomenda que governo do Estado ofereça mais estrutura ao IML em Dourados

MPE considera a situação do Instituto "grave e deficitária"
Arquivo -

MPE considera a situação do Instituto “grave e deficitária”

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) recomendou que o governo do Estado “disponibilize recursos ao Instituto Médico Legal de ” para a realização de exames toxicológicos, de alcoolemia, e outros exames laboratoriais em amostras de material biológico. A recomendação do Promotor de Justiça de Dourados, Etéocles Brito Mendonça Dias Júnior, foi enviada diretamente para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e para o Secretário de Segurança Pública, José Carlos Barbosa.

O governo deve, “no prazo de 180 dias, a contar do primeiro dia útil seguinte ao recebimento da presente recomendação, disponibilizar ao Instituto Médico Legal de Dourados, tantos recursos quantos bastem, seja de ordem material (equipamentos e material laboratorial) ou humano (profissionais habilitados)”, afirma o MPE.

Enquanto o prazo da recomendação vigora, no entanto, a Promotoria afirma que o Estado deve, em até 30 dias, “celebrar convênio com universidades públicas ou privadas e/ou contratação de laboratórios particulares neste Estado e/ou em qualquer outro Estado da Federação, para fins de disponibilizar aos órgãos policiais com atuação em Dourados a realização de exames toxicológicos, de alcoolemia, e demais exames laboratoriais em amostra de material biológico”.

Unidade Regional de Perícia e Identificação

O MPE também pede, em até 30 dias, que o Estado faça um “levantamento” de quais reformas e melhorias são necessárias na Unidade Regional de Perícia e Identificação (URMI) de Dourados. “Remetendo a este órgão ministerial organograma declinando quais medidas serão implementadas, bem como a data de seu início, fases de execução e data estimada de conclusão”, declara.

A Promotoria também identificou “demora” na conclusão de obras no setor de necropsia do IML em Dourados. “Já no prazo de 90 dias, empreenda todas as medidas concretas para a conclusão das obras no Instituto Médico Legal de Dourados, notadamente o setor de necropsia”, explica.

“Para fazer a recomendação, o Promotor de Justiça levou em consideração que, ao longo do Inquérito Civil n. 06.2016.00000469-1, restou comprovado que o Estado de Mato Grosso do Sul não dispõe de estrutura material e tecnológica adequada para exames periciais em material biológico”.

O MPE cita um caso de suspeita de homicídio qualificado por envenenamento gradual que ocorreu em dezembro de 2014 e está até hoje sem conclusão. “Até hoje ainda não averiguada a contento em razão da inoperância da Secretaria de Segurança Pública em proceder à necessária realização de exame em material biológico da vítima a apontar a causa da morte.”

“O Promotor de Justiça ainda considerou que o atual contexto de estruturação material e humana, para produção de prova técnica pelos órgãos de segurança pública em Mato Grosso do Sul, é absolutamente deficitário, grave, crônico e generalizado, implicando na violação de direitos fundamentais, especialmente os direitos fundamentais à vida, integridade física, inafastabilidade da tutela jurisdicional e segurança pública, afetando, in concreto e potencialmente um número amplo e indeterminado de pessoas, com comprovada e reiterada omissão de diversos e diferentes órgãos estatais no cumprimento de suas obrigações de proteção dos direitos fundamentais, que não adotaram as medidas legislativas, administrativas e orçamentárias necessárias para evitar e superar essa violação, a revelar indisfarçável reconhecimento de um Estado de Coisas Inconstitucional”, declara o MPE.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem fica ferido após moto parar debaixo de carreta em Sidrolândia

Sem trégua: baixa umidade do ar predomina e mantém alerta de riscos em MS

onibus consórcio guaicurus prefeitura projeto

Prefeitura veta projeto de ar condicionado nos ônibus de Campo Grande

Rapaz é encontrado morto na BR-163 e suspeita é de atropelamento em MS

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Bebê

Laudo apontou que bebê morreu asfixiada enquanto era estuprada pelo pai em MS

Delegação de vereadores da fronteira discutem Aeroporto Binacional de Ponta Porã

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende mais de três mil maços de cigarros contrabandeados na BR-419

Três pessoas foram presas

Política

Respiro de legalidade, avalia Coronel David sobre voto de Fux

O deputado estadual de Mato Grosso do Sul, Coronel David (PL) avaliou como ‘respiro de legalidade e equilíbrio’, o voto contrário do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ao do colega Alexandre de Moraes, sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. Fux foi o último dos ministros do Supremo a se … Continued

Esportes

Cerveja, cigarro e tadalafila: Corinthians teria bancado mais de R$ 86 mil em gastos pessoais de Duílio

Planilha mostra cupons e notas fiscais com compras e produtos sem relação com o clube; ex-presidente nega

Famosos

Marília Mendonça vai ganhar série na Prime Video; cantora faria 30 anos nesta terça

Série terá acesso exclusivo a arquivos pessoais de Marília e exibirá depoimentos de amigos e familiares