Ela sai da toca para tomar sol, diz PMA

Na última sexta-feira (15) funcionários da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul acionaram a PMA (Polícia Militar Ambiental) depois de avistarem uma passeando nas imediações do prédio. Mas a que parecia ser só uma visitante na verdade é moradora do local.

Na tarde desta terça-feira (19) a jiboia de aproximadamente 1,5 metro deu novamente o ar da graça nas proximidades da fundação e mais uma vez a PMA foi acionada. Chegando no local os policias já não encontraram mais a cobra, mas chegaram a uma conclusão: o animal não está fazendo visitas, ele mora ali.

“Ela é a mesma da semana passada. Ela só sai para tomar sol e retorna pra dentro da toca”, explica o Cabo PM Carlos Silva da PMA. Ele conta ainda que por não apresentar nenhum risco para a população, por orientações do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) a jiboia será mantida no parque.

“Ela está no habitat dela no interior do parque, não está pondo ninguém em risco, não é peçonhenta então não tem grandes problemas”, diz o cabo.

 

Outros casos

No último dia 6 a PMA (Polícia Militar Ambiental) capturou uma jiboia nas proximidades da Procuradoria de Justiça do Estado, no Parque dos Poderes. O animal foi encaminhado ao CRAS e posteriormente voltou ao seu habitat natural.

Na mesma semana uma cobra da mesma espécie foi resgatada pela PMA no estacionamento da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). O procedimento foi o mesmo. (Texto sob supervisão de Marta Ferreira)