Foi detectado risco para trabalhadores

O de desmontagem da Arena de Vôlei de Praia dos Rio 2016 em Copacabana, zona sul do Rio, permanece interditado por decisão do . Auditores fiscais do Ministério do Trabalho identificaram na terça-feira (6) diversas situações de grave e iminente risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores que desmontavam a arena.

Durante a ação, os fiscais verificaram que o transporte de acessórios e materiais por içamento estava ocorrendo sem que a área de circulação de pessoas fosse isolada. Também não foi providenciada a vistoria dos equipamentos de guindaste e a análise de risco para o trabalho em altura.

Os auditores da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro pediram providências ao Comitê Rio 2016 para que seja interrompida a interdição. Para o trabalho em condições atmosféricas adversas, por exemplo, deverá ser instalado um sistema que permita a medição dos ventos nos guindastes do canteiro, de modo que os trabalhos voltem a ocorrer.

Iluminação

A retomada das atividades deverá ser precedida da emissão do Termo de de Interdição. Segundo o Ministério do Trabalho, durante a paralisação dos serviços, em decorrência da interdição, os empregados devem receber como se estivessem trabalhando.

Além da desmontagem da estrutura, também foi interditado o serviço de retirada dos postes de iluminação instalados na praia. Até a publicação da matéria, o Comitê Rio 2016 não tinha se posicionado sobre a interdição da arena instalada na Praia de Copacabana.