Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul é um dos líderes em divórcio no país, revela IBGE

Foram seis mil separações em um ano, em torno de 16 por dia
Arquivo -

Foram seis mil separações em um ano, em torno de 16 por dia

Na contramão do cenário brasileiro, Mato Grosso do Sul é o estado, proporcionalmente, com mais divórcios do país. Foram mais de seis mil separações legais em um ano, uma média de 16 por dia, é o que mostra levantamento do divulgado nesta quinta-feira (24). O Estado fica atrás apenas do Amazonas.

O estudo, cujos dados foram coletados em cartórios de todo o estado, destaca ainda o tempo médio transcorrido entre as datas do casamento e da sentença ou escritura do divórcio. Em Mato Grosso do Sul a média chega a 13 anos.

No Estado, a maioria dos divórcios é consensual, foram 4,6 mil  é consensual, quando é aceito por ambas as partes. Quando a separação parte de um dos conjugues, são as mulheres as que mais requerem o divórcio. Foram 832 contra 501 pedidos dos homens.

Uma das curiosidades reveladas pelo levantamento, é que em 80% dos casos, os casais se divorciam com comunhão de bens parcial, ou seja, quando é dividido apenas os bens adquiridos em conjunto durante o casamento, se houver.

A idade de cada individuou do casal também caracteriza os divórcios no estado. O número maior de separações é maior entre as mulheres com menor de 20 anos.  O índice de separações legais no estado entre casais com filhos menores de idade também foi alto, em 2015 foram registrados 2.597 divórcios.

O panorama mostrou também que quanto mais filhos o casal tiver, o divórcio ocorre em menor frequência. Os casais que tem apenas um filho fruto da união representa 33% dos divórcios.

Na maioria dos casos, a mãe fica responsável pela guarda dos filhos menores de idade, foram 2.259 casos. A quantidade de homens responsáveis pelos filhos representa 6% do total de registros.
País – Em 2015, houve declínio no número de divórcios concedidos em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais, tendo sido registrados 328.960, contra 341.181 em 2014, ou seja, 12.221 divórcios a menos.

A taxa geral de divórcios também decresceu de 2,41 divórcios a cada 1.000 pessoas de 20 anos ou mais, em 2014, para 2,33 por mil. Em média, o homem se divorciou com 43 anos e a mulher com 40. No , o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio foi de 15 anos. Piauí e apresentaram o maior tempo médio dentre os estados: 18 anos. O Acre teve o menor: 12 anos.

No Brasil, a maior proporção (47,7%) de divórcios aconteceu em famílias com filhos menores de idade. Em 78,8% dos casos, a guarda ficou sob a responsabilidade das mulheres em 5,2% ficou com os homens. A guarda compartilhada cresceu de 7,5%, em 2014, para 12,9% em 2015.

Em relação às grandes regiões, o Sudeste foi o que apresentou a maior proporção de guarda para as mulheres (81,1%). E, entre os estados, o destaque foi Sergipe (91,4%). O Amapá apresentou o maior número de guardas concedidas aos homens (12,9%) e o Distrito Federal teve o maior percentual de guarda compartilhada entre os cônjuges (24,7%).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Dupla Fla-Flu se classifica sem sustos em noite de goleadas na Copa do Brasil; Fortaleza cai

Fluminense goleia para avançar para oitavas da Copa do Brasil

Caminhoneiro morre ao colidir contra  estrutura de ponte inacabada nas margens da BR-163

Corinthians depende de Yuri Alberto de novo, vence Novorizontino e avança na Copa do Brasil

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

repasse investimento milionários empresa

Consórcio repassa investimentos milionários para empresas de fora, revela ex-diretor da Agereg

Condenada, mulher é presa em Amambai por estupro de vulnerável

Últimas Notícias

Esportes

Tênis de mesa: Calderano vence de virada e vai às oitavas do Mundial

O próximo adversário será o nigeriano Quadri Aruna (31º)

Cotidiano

Campo Grande sediará Congresso Autismo Sem Fronteira no próximo sábado

A programação terá a presença de especialistas das áreas da saúde

Esportes

20 clubes que apoiaram presidente da FPF contra Xaud anunciam ausência na eleição da CBF

A nota divulgada leva o lema da campanha que marca o posicionamento dos clubes

Cotidiano

Desembargador aposentado do TJMS, Hamilton Carli, morre aos 82 anos

Desembargador estava internado para tratamento no Hospital Unimed