Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maior escola rural do Brasil é desocupada em MS, mas protestos continuam

Alunos não assistiram aulas
Arquivo -

Alunos não assistiram aulas

As aulas na Escola Estadual do Assentamento Itamaraty, em , cidade a 346 quilômetros de , ocupada por estudantes na última terça-feira (18), já retornaram, porém a mobilização continua. Na manhã desta quinta-feira (20), os alunos do ensino médio não assistiram às aulas, para discutir, se necessário, uma nova ocupação.

No primeiro dia de protesto, cerca de cem alunos, do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental, permaneceram na unidade de ensino, que é a maior do Brasil e a segunda maior escola do Estado, em prol do movimento chamado de ‘Primavera Secundarista’, onde adolescentes e jovens de todo o Brasil se manifestam contra a e a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio.

Os alunos já haviam avisado a direção da escola, na segunda-feira (17), que estavam organizados e que fariam parte do protesto nacional. Eles afirmaram que haviam providenciado a entrega de alimentos para que eles cozinhassem, formariam alojamentos e que a ocupação ocorreria por tempo indeterminados.

Porém mesmo com a desocupação da escola, os alunos permanecem mobilizados e um novo protesto pode ocorrer. Segundo a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Alana Penteado, uma reunião entre alunos do ensino médio do período matutino ocorreu, nesta quinta-feira.

“Mobilizados ainda estamos, inclusive, o pessoal do ensino médio. Tivemos uma paralisação e  não assistiram as aulas. Estivemos reunidos preparando o projeto de divulgação para, se necessário, fazermos uma nova ocupação”, explicou a aluna.

A Escola Estadual Nova Itamarati, fica dentro do Assentamento Itamarati, e foi fundada em 1975, na sede da Fazenda Itamarati Agropecuária, do então “rei da soja” Olacyr de Moraes. Quando o empresário estava à beira da falência, o local foi invadido pelos sem-terra no começo dos anos 2000 e lá foram assentadas pelo Incra a partir de 2002 um total de 2.837 famílias

Em 2005, com a venda fazenda para para fins da Reforma Agrária, a escola passou a receber um número ainda maior de estudantes. O assentamento Itamarati é o maior assentamento em reforma agrária do Brasil. Atualmente, a população local é de aproximadamente 16 mil pessoas.

A PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos foi aprovada, em primeiro turno, por 366 votos a 111 e duas abstenções. A proposta ainda depende da aprovação em segundo turno, por no mínimo 308 votos, para ser enviada à apreciação do Senado.

A reformulação do ensino médio entrou em vigor a partir de uma medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer. Além da flexibilização dos currículos, está previsto um aumento da jornada escolar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sindicato oferece 75 vagas para mulheres em curso de construção civil

Por que Richard Ríos se tornou o jogador do Palmeiras mais desejado pela Europa? Entenda

BR-163 tem 11 trechos interditados nesta terça-feira em MS; confira

Quer aprender guarani? UFGD oferece vagas de idiomas em Dourados

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Você vai matar?’: Após atirar em rapaz que cantou música de corno, homem apontou arma para esposa

Últimas Notícias

Cotidiano

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Nesta fase, programa de castração passará por Bonito, Bodoquena, Jardim, Miranda, Nioaque e Guia Lopes da Laguna

Polícia

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

Avó das crianças denunciou casal

Política

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

A CPI do Transporte Público iniciou suas oitivas em abril

Polícia

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

O homem estava foragido desde o dia 24 de junho de 2025