Pular para o conteúdo
Cotidiano

Maior escola rural do Brasil é desocupada em MS, mas protestos continuam

Alunos não assistiram aulas
Arquivo -

Alunos não assistiram aulas

As aulas na Escola Estadual do Assentamento Itamaraty, em , cidade a 346 quilômetros de , ocupada por estudantes na última terça-feira (18), já retornaram, porém a mobilização continua. Na manhã desta quinta-feira (20), os alunos do ensino médio não assistiram às aulas, para discutir, se necessário, uma nova ocupação.

No primeiro dia de protesto, cerca de cem alunos, do ensino médio e do nono ano do ensino fundamental, permaneceram na unidade de ensino, que é a maior do Brasil e a segunda maior escola do Estado, em prol do movimento chamado de ‘Primavera Secundarista’, onde adolescentes e jovens de todo o Brasil se manifestam contra a e a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio.

Os alunos já haviam avisado a direção da escola, na segunda-feira (17), que estavam organizados e que fariam parte do protesto nacional. Eles afirmaram que haviam providenciado a entrega de alimentos para que eles cozinhassem, formariam alojamentos e que a ocupação ocorreria por tempo indeterminados.

Porém mesmo com a desocupação da escola, os alunos permanecem mobilizados e um novo protesto pode ocorrer. Segundo a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Alana Penteado, uma reunião entre alunos do ensino médio do período matutino ocorreu, nesta quinta-feira.

“Mobilizados ainda estamos, inclusive, o pessoal do ensino médio. Tivemos uma paralisação e  não assistiram as aulas. Estivemos reunidos preparando o projeto de divulgação para, se necessário, fazermos uma nova ocupação”, explicou a aluna.

A Escola Estadual Nova Itamarati, fica dentro do Assentamento Itamarati, e foi fundada em 1975, na sede da Fazenda Itamarati Agropecuária, do então “rei da soja” Olacyr de Moraes. Quando o empresário estava à beira da falência, o local foi invadido pelos sem-terra no começo dos anos 2000 e lá foram assentadas pelo Incra a partir de 2002 um total de 2.837 famílias

Em 2005, com a venda fazenda para para fins da Reforma Agrária, a escola passou a receber um número ainda maior de estudantes. O assentamento Itamarati é o maior assentamento em reforma agrária do Brasil. Atualmente, a população local é de aproximadamente 16 mil pessoas.

A PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos foi aprovada, em primeiro turno, por 366 votos a 111 e duas abstenções. A proposta ainda depende da aprovação em segundo turno, por no mínimo 308 votos, para ser enviada à apreciação do Senado.

A reformulação do ensino médio entrou em vigor a partir de uma medida provisória assinada pelo presidente Michel Temer. Além da flexibilização dos currículos, está previsto um aumento da jornada escolar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo leva susto, mas supera Estudiantes-ARG e depende só de si para avançar na Libertadores

São Paulo é salvo por Lucca, empata com Libertad e garante classificação na Libertadores

Utilizando helicóptero, policiais apreendem R$ 1 milhão em drogas

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Bêbado é preso após invadir casa da ex-mulher e descumprir medida protetiva

Últimas Notícias

Brasil

Aéreas podem se negar a embarcar animais de suporte emocional, diz STJ

Processo está em segredo de Justiça

Polícia

Passageira de aplicativo é presa com droga junto ao corpo em viajem de Ponta Porã à Capital

Os militares realizavam bloqueio policial no trevo entre a MS-164 e MS-462

Esportes

Fluminense encaminha vaga na Sul-Americana, Vitória dependerá de si para ir aos playoffs

Penúltima rodada da fase de grupos da Sul-Americana

Polícia

Mulher em situação de cárcere e abusos é resgatada em Ponta Porã

Mulher relatou que sofria violência psicológica e queria terminar o relacionamento