As novas tarifas valem a partir de domingo

A partir deste domingo (30), fazer ligações entre municípios vizinhos de 8 municípios de Mato Grosso do Sul ficarão mais baratas. As chamadas feitas entre as cidades vizinhas terão as mesmas tarifas de chamadas locais. As cidades afetadas são Aquidauana e Anastácio; Corumbá e Ladário, Jardim e Guia Lopes da Laguna; e Dourados e Douradina.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a estimativa é de uma redução de 60% nas tarifas dos planos básicos locais das concessionárias de fixa. Valores médios de R$ 0,08 ao minuto de chamada local e de R$ 0,20 ao minuto de longa distância nacional foram considerados para o cálculo do percentual de queda.

Vale lembrar que a diminuição real desta mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos, os preferidos dos usuários. Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi utilizam os planos básicos de serviço; 9,64% da Telefônica; 8,60%  da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel.

A Área Local de tarifação corresponde a área geográfica de prestação de serviços, definida pela Agência segundo critérios técnicos e econômicos, onde é prestada a telefonia fixa na modalidade Local.  As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa que vão permitir a queda das tarifas foram publicadas no dia 3 de maio deste ano, na Resolução Anatel nº 666/2016. As empresas tiveram prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida.

Além dos 8 municípios do estado, a queda de preços beneficiará consumidores de 281 municípios da Região Sul; 199 da Região Nordeste; 69 da Sudeste; e 38 municípios da Região Norte, perfazendo, ao todo, 587 cidades do país.