Pular para o conteúdo
Cotidiano

Licitação para terminar Hospital do Trauma sai e unidade deve ser finalizada em 11 meses

Demanda do setor de trauma é uma das que mais cresce em todo o país
Arquivo -

Demanda do setor de trauma é uma das que mais cresce em todo o país

O Hospital do Trauma, que há 21 anos começou a ser construído, em anexo ao lado da Santa Casa de Campo Grande, deve ser finalizado até 2017. A informação é do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que na manhã deste sábado (14), durante o lançamento da , disse que a licitação já está praticamente concluída e a empreiteira terá 11 meses para finalizar a obra.

“A licitação foi praticamente concluída esta semana. Agora é assinar o contrato e dar ordem de serviço. Está previsto a conclusão em 11 meses. A gente espera que a empresa ganhadora do processo possa cumprir o prazo e a gente terá hospital entregue à população de Mato Grosso do Sul”, disse Azambuja.

Segundo ele, o término da obra, além de trazer melhorias para o problema de falta de vagas em Campo Grande, será muito gratificante, por ver uma das construções consideradas ‘elefantes brancos” se concluir. “Gratificante poder concluir os elefantes brancos que ficaram. O Programa Obra Inacabada Zero é para concluir todas essas obras e dentre essas, o Hospital do Trauma é um hospital que começou há 21 anos. Imagina quanto tempo já não deveria ter concluído?”, questionou.

Para ele, faltou vontade de gestores anteriores de terminar a obra. “Por que não foi? Teve pessoas que não priorizaram essas obras inacabadas, que a meu ver são primordiais para atender a população, principalmente na área do trauma que é uma área que vem crescendo muito o número de acidentados. E colocar ele para atender as pessoas de Mato Grosso do Sul”, disse.

Trauma em números

O setor de trauma é dos maiores gargalos da saúde. Devido ao alto número de pacientes que se envolvem em acidentes de trânsito, a demanda do setor é uma das que mais cresce em todo o país. Do total de atendimentos da Santa Casa de Campo Grande, 45% são vítimas de trânsito. Destes, 70% são homens e 30% mulheres. Boa parte deles, 45% são pessoas em idade ativa, entre 20 e 40 anos. 90% dos acidentados estavam em motocicletas.

30% dos procedimentos são de pequeno porte, que vai de ferimentos a fratura expostas no dedo, por exemplo. 40% são de média complexidade, que vai de fratura de punho a cotovelo e patela. Os outros 30% são traumas complexos, que exigem mais dias de internação e mais recursos do hospital. Nesse caso as fraturas são de joelho, pelve, coxa e ombro.

O hospital atende em média de 700 a 800 pacientes por mês na ortopedia e realiza 1,2 mil cirurgias, o que representa praticamente a metade das cirurgias realizadas em todo o hospital – 2,5 mil ao mês.

Investimentos

A Caravana de Saúde em Campo Grande totaliza um investimento de R$ 19 milhões, 100% de recurso próprio do Governo do Estado. “Esse dinheiro está depositado na conta para custear as despesas de saúde”, disse o governador.

Ele falou ainda que Três Lagoas, Dourados e vão receber novas unidades hospitalares, ou reformar as existentes. Em relação ao Hospital de Três Lagoas, ele disse que o dinheiro está na conta e só está encaminhando o processo licitatório, para assim que abrir a licitação começar a obra.

Já em Dourados, metade do dinheiro é estadual e metade federal. “Meio a meio ali, em parceria com emenda parlamentar, principalmente do deputado Geraldo Rezende e do ex deputado Marçal Filho que deixou emenda alocada e outros que estão ajudando para fazer essa parceria”, disse.

Em Ponta Porã, já inicia agora os atendimentos com a primeira organização social a presidir um hospital em Mato Grosso do Sul. E em haverá também uso de emendas parlamentares para ampliação da Santa Casa.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Dólar à vista cai 0,47% com negociação sobre tarifas no radar

Últimas Notícias

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro

Cotidiano

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Pagamento do benefício será realizado conforme o número final do NIS