Área está ocupada desde o dia 13 de maio 

Audiência na tarde desta segunda-feira (06) na Justiça Federal ouve indígenas terenas e a proprietária da Fazenda Capão das Araras, de Aquidauana – a 140 quilômetros de Campo Grande. Ela pediu a reintegração de posse da área que fica dentro da reserva Taunay-Ipegue, onde famílias indígenas ocuparam no dia 13 de maio.

De acordo com o engenheiro da Funai (Fundação Nacional do Índio), Jose Revina, já foram ouvidas quatro indígenas, além do gerente, capataz e proprietária da fazenda. A propriedade de 2,4 mil hectares fica dentro da reserva Taunay-Ipegue, de 33,9 mil hectares, que portaria do Ministério da Justiça publicada no dia 2 de maio no Diário Oficial da União declarou terra indígena.

O processo demarcatório da área, iniciado em 1985 pela Funai, já resultou em uma série de conflitos entre indígenas e os produtores rurais das 17 fazendas que ficam na área.

“Com a portaria, passamos a ter terra para poder caçar, pescar, e buscar semente para o artesanato. Antes não tínhamos área suficiente”, disse o indígena Alcyri Marques , 41.

O indígena ainda reclama que a área está degradada. “Apesar da portaria, grande parte da área não dá pra usar, o rio foi assoreado, precisa de projeto específico para melhorar lá”, disse.

Sobre o conflito e a portaria, Célio Fialha Terena, de 32 anos cita “somos amparados constitucionalmente. Eles têm direito, mas nós também temos o nosso”.

A dona da fazenda teve 15 dias para retirar cerca de 1,4 mil cabeças de gado da fazenda. Segundo o gerente da fazenda, Rodrigo Alves Correa de Queiroz, 39, a proprietária fez um boletim de ocorrência por ocupação e levou o gado para outra fazenda próxima. “Nossa expectativa é receber a terra de volta. A fazenda está há 100 anos com a minha família. Sempre houve harmonia com a comunidade indígena, mas de um tempo pra cá ficou difícil”, afirma.