Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça nega recurso à mulher que teve depressão após cirurgia nos seios

Processo se arrasta faz 15 anos
Arquivo -

Processo se arrasta faz 15 anos

A Justiça negou recurso à uma mulher que alegou ter tido depressão, após uma cirurgia, com suposto erro médico, ocorrida em 2001. A apelante relatou no processo que possuía seios grandes e fez uma cirurgia para redução. Ela afirma ter ficado com uma mama maior do que a outra, cicatrizes e lúpus por conta do procedimento. 

A decisão, por unanimidade, contrária ao recurso interposto foi dos desembargadores da 1ª Câmara Cível. De acordo com o TJ MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), consta no processo que a mulher procurou um cirurgião para fazer a redução das mamas em setembro de 2001. A apelante ficou 
insatisfeita com o resultado, pois esperava mamas menores, além de afirmar que as cicatrizes ficaram muito grandes e que um seio ficou maior que o outro.

O médico então se propôs a realizar outra cirurgia, para tentar chegar no resultado esperado pela cliente e nova cirurgia foi realizada em fevereiro de 2002. Novamente o resultado foi insatisfatório para a mulher, que ficou com os mamilos tortos e cicatrizes ainda maiores, além da mama direita, mesmo após dois procedimentos, ter ficado maior que a esquerda.

A mulher afirmou no processo que, em função desses fatos, desenvolveu forte depressão e descobriu, em 2006, que havia desenvolvido lúpus. Ela atribui ao médico ato de negligência e imperícia, apontando que, embora o procedimento escolhido tenha sido correto, a execução foi feita de forma equivocada, visto que seria evidente a assimetria nas mamas e nos mamilos, bem como a extensão das cicatrizes.

Foi anexado um laudo pericial que comprovou cicatrizes em razão da cirurgia realizada. A apelante então ensejou a reforma da sentença de primeiro grau para o reconhecimento da responsabilidade do médico em indenizar os danos morais e materiais pleiteados.Justiça nega recurso à mulher que teve depressão após cirurgia nos seios

A relatora do processo, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, entendeu que razão não assiste à apelante, pois, conforme bem salientado pelo juiz de primeiro grau, a decisão que negou a inversão do ônus da prova não foi recorrida à época, o que a tornou imutável, sendo que cabia à apelante demonstrar que a conduta do apelado foi negligente.

Ressalta ainda que as provas juntadas aos autos durante a instrução processual dão conta que os procedimentos adotados pelo apelado foram realizados nos moldes preconizados pela técnica médica, não havendo que se falar em dever de indenizar a apelante, ante a inexistência de imprudência, negligência ou imperícia.

Sobre à alegação de que após a segunda cirurgia, e em função desta, teria desenvolvido quadro depressivo, bem como, alguns anos depois, tal fato a fez contrair o lúpus, a desembargadora entendeu que, ao contrário do que afirma a apelante, a sentença não foi contraditória quando assinalou que não se podia exigir do médico a obrigação de supor a existência de lúpus ou que procedesse a realização de exame específico para tanto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vampetaço

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

defensoria pública

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

O Alviverde saiu na frente com um gol de Facundo Torres, mas Chico da Costa empatou a partida para o Mirassol

Política

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Deputado diz que os americanos precisam dos produtos brasileiros e acredita que a situação será resolvida

Esportes

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Agora o Brasil folga na próxima rodada, e volta a entrar em ação pela competição apenas na terça-feira

Polícia

Homem é executado na fronteira de MS e polícia faz buscas por suspeitos

Crime aconteceu na noite desta quarta-feira, em Pedro Juan Caballero