Justiça manda fechar área do lixão e catadores protestam nesta segunda
Categoria reclama das condições de trabalho na UTR
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Categoria reclama das condições de trabalho na UTR
A partir do dia 28 de fevereiro, o acesso de catadores de recicláveis à ‘área de transição’ localizada entre os aterros sanitários Dom Antônio Barbosa I e Dom Antônio Barbosa II será bloqueado, conforme determinou decisão do juiz em substituição legal na 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Marcelo Ivo de Oliveira. Com a decisão, os catadores poderão atuar apenas na UTR (Usina de Triagem de Resíduos), organizados em cooperativas. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 10 mil diários aos catadores.
Entretanto, os trabalhadores que atuam na área de transição reclamam que a UTR não comporta os cerca de 700 catadores cadastrados – de acordo com a Prefeitura de Campo Grande, as quatro esteiras da usina acomodam 420 trabalhadores em três turnos de oito horas. Além disso, as lideranças locais também apontam que os rendimentos dos trabalhadores cooperativados caem bastante. Por esta razão, eles planejam um protesto nesta segunda-feira (22), na região do aterro, reivindicando que o acesso ao local não seja fechado.
Em fevereiro de 2010, um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) foi assinado entre a Prefeitura de Campo Grande e o MPE (Ministério Público Estadual), determinando prazos para o encerramento das atividades dos catadores no aterro, construção de aterro sanitário, construir a usina de triagem de resíduos e iniciar a coleta seletiva na cidade.
Entretanto, enquanto a usina não ficava pronta, catadores conquistaram, por meio de liminar, o direito de atuar numa espécie de ‘área de transição’. Com a inauguração da UTR, em agosto de 2015, a Solurb, empresa concessionária do manejo do lixo na cidade, e a Prefeitura decidiram que, após a formalização dos catadores em cooperativas, o acesso à área de transição seria definitivamente fechada.
Durante um dos protestos organizados pelos catadores, também com o fim de restabelecer acesso à ‘área de transição’, o acesso de caminhões de lixo no aterro foi barrado, o que prejudicou a coleta de resíduos em algumas regiões da cidade.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
G20 e feriado ‘colados’ impulsionaram turismo no Rio de Janeiro
Segundo o Píer Mauá, que administra o terminal do porto, novembro vai registrar mais de 20 mil turistas
Mania de Você: Iberê descobre o paradeiro de Viola e avisa Mavi
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (22)
Volta por Cima: Tati tenta convencer Doralice a morar na casa de Violeta
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (22)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.