Pular para o conteúdo
Cotidiano

Justiça decide que seleção de vôlei não plagiou personagem de artista de MS

Desenhista abriu ação requerendo danos morais e materiais
Arquivo -

Desenhista abriu ação requerendo danos morais e materiais

Por unanimidade a 1ª Câmara Cívil do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou pedido de recurso do desenhista Carlos Gentil Vasconcelos, que alegava que a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) havia plagiado um personagem criado por ele. O artista abriu ação requerendo danos morais e materiais.

De acordo com a ação, Carlos alegou que a Seleção de Voleibol utilizou de forma indevida seu personagem “Zé Caré”, um jacaré de papo amarelo do Pantanal, ameaçado de extinção. Além, da mesma origem e espécie, o nome dos dois personagens são semelhantes.

Citada, a CBV pediu pela improcedência da ação, afirmando que não utilizou o personagem criado pelo autor. Em sua defesa, a instituição disqque que seu mascote caracteriza-se por ser um jacaré jovem, musculoso, animador de torcida, vestido apenas com a camiseta do uniforme da seleção e segurando uma bola de vôlei. Já o personagem do autor, apresenta-se com um jacaré menino, protetor da natureza, que usa boné, óculos, camiseta, bermuda, tênis, meia e mochila nas costas. 

Inconformado com a sentença contrária, o artista recorreu da decisão de primeiro grau por entender que não teve a oportunidade de produzir provas testemunhais, o que já tinha solicitado, já que para ele as testemunhas poderiam confirmar a confusão entre os dois personagens.

Ele também solicitou a nulidade da sentença para que pudesse produzir a prova e afirmou que o plágio é constatado, a medida que os nomes são parecidos e pelo fato de ambos serem um jacaré de papo amarelo ameaçado de extinção.

Sobre o pedido de produção de prova, consta no processo, que o juiz entendeu que não haveria necessidade de outras provas, além das fixadas aos autos, que seriam suficientes para comprovar ou não se houve realmente o ato ilícito e que as testemunhas são dispensáveis. 

Segundo a relatora do recurso, Desa. Tânia Garcia de Freitas Borges, não foi configurado plágio, já que não há características que tornem o personagem do desenhista inconfundível, com uma qualidade exclusiva. Pois, as qualidades apresentadas pelas personagens são de conhecimento geral, como o fato dele ser uma espécie em risco de extinção, mencionado por ele.

Outra questão seria a origem, pois o Pantanal é seu habitat, não havendo mais nenhum lugar de onde ele poderia ter vindo. As peculiaridades que os personagens apresentam são distintas entre os dois, como suas características estéticas e comportamentais, frisou a magistrada.

“Deste modo, ausente qualquer semelhança entre a personagem e sua imagem da criação do apelante e a personagem e sua imagem do mascote utilizado pela seleção brasileira de vôlei e, consequentemente, inexistindo violação aos direitos autorais de criação protegidos por lei, não merece reparo a sentença de piso, porquanto ausente ato ilícito indenizável, conforme fartamente demonstrado acima. Assim, nego provimento ao recurso”, decidiu.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional