Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inspeção mais rigorosa não causa tumulto no aeroporto da Capital

Em outros terminais, passageiros enfrentaram filas
Arquivo -

Em outros terminais, passageiros enfrentaram filas

A entrada em vigor nesta segunda-feira (18), de padrões de segurança mais rígidos nos aeroportos, provocou longas filas e atrasos para passageiros em alguns aeroportos do país, como o Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP). No Aeroporto Internacional de , a movimentação foi tranquila, não houve fila no começo da manhã e os passageiros aprovaram as medidas de segurança. 

Faltando 20 dias para as Olimpíadas, os passageiros agora estão sujeitos a passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção. O objetivo da medida é padronizar o processo às práticas recomendadas pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).

A dona de casa Ivone Valdez, de 60 anos, que aguardava o voo para São Paulo, classificou as alterações como “ótimas” e disse acreditar que não haverá grandes mudanças. “Os passageiros devem mesmo chegar com antecedência para fazer o que tem de ser feito”.

Valeria Azevedo Junqueira, de 56 anos, que é médica dermatologista, afirmou que não se importa se demorar um pouco mais na hora do embarque. “Essas medidas são para a nossa segurança. A gente não viaja muito. São duas vezes no ano e não custa nada esperar”.
 
O funcionário público Elso Maia, de 38 anos, viaja a cada três meses entre e Curitiba (PR) para levar o filho, menor de idade, que joga futebol na capital paranaense. Ele diz acreditar que as medidas de segurança vão diminuir a entrada de ilícitos no país, especialmente, as drogas. “Muita gente entra com drogas na bagagem de mão e agora, vai poder verificar isso. Mesmo que demore mais, acho válido”. 

Mais rigor

Os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo para se chegar às salas de embarque. Por isso, a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que representa AVIANCA BRASIL, AZUL, GOL e LATAM, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.Inspeção mais rigorosa não causa tumulto no aeroporto da Capital

As revistas físicas serão feitas por APAC (Agente de Proteção da Aviação Civil), do mesmo sexo do passageiro, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo raios X para voos domésticos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional