Inspeção mais rigorosa não causa tumulto no aeroporto da Capital
Em outros terminais, passageiros enfrentaram filas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em outros terminais, passageiros enfrentaram filas
A entrada em vigor nesta segunda-feira (18), de padrões de segurança mais rígidos nos aeroportos, provocou longas filas e atrasos para passageiros em alguns aeroportos do país, como o Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP). No Aeroporto Internacional de Campo Grande, a movimentação foi tranquila, não houve fila no começo da manhã e os passageiros aprovaram as medidas de segurança.
Faltando 20 dias para as Olimpíadas, os passageiros agora estão sujeitos a passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção. O objetivo da medida é padronizar o processo às práticas recomendadas pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).
A dona de casa Ivone Valdez, de 60 anos, que aguardava o voo para São Paulo, classificou as alterações como “ótimas” e disse acreditar que não haverá grandes mudanças. “Os passageiros devem mesmo chegar com antecedência para fazer o que tem de ser feito”.
Valeria Azevedo Junqueira, de 56 anos, que é médica dermatologista, afirmou que não se importa se demorar um pouco mais na hora do embarque. “Essas medidas são para a nossa segurança. A gente não viaja muito. São duas vezes no ano e não custa nada esperar”.
O funcionário público Elso Maia, de 38 anos, viaja a cada três meses entre Bonito e Curitiba (PR) para levar o filho, menor de idade, que joga futebol na capital paranaense. Ele diz acreditar que as medidas de segurança vão diminuir a entrada de ilícitos no país, especialmente, as drogas. “Muita gente entra com drogas na bagagem de mão e agora, vai poder verificar isso. Mesmo que demore mais, acho válido”.
Mais rigor
Os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo para se chegar às salas de embarque. Por isso, a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que representa AVIANCA BRASIL, AZUL, GOL e LATAM, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.
As revistas físicas serão feitas por APAC (Agente de Proteção da Aviação Civil), do mesmo sexo do passageiro, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raios X. A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.
A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo raios X para voos domésticos.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Polícia faz ofensiva contra PCC e CV em operação e três são presos em MS
Foram cumpridos 15 mandados em 3 cidades do Estado
Selena Gomez anuncia que está noiva de Benny Blanco: “Para sempre”
Estrela de Feiticeiros de Waverly Place, Selena Gomez assumiu o relacionamento com Benny Blanco em dezembro de 2023; confira
Cesta natalina em Dourados tem produtos com variação de preços de até 198,99%
Frutas cristalizadas e presunto tender lideram listas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.