Inspeção mais rigorosa em aeroporto passa a valer nesta segunda

Tempo de embarque pode aumentar

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tempo de embarque pode aumentar

 

O tempo de chegada a sala de embarque dos aeroportos pode aumentar. É que começa a valer nesta segunda-feira (18) procedimentos mais rigorosos de inspeção, segundo ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

A partir de hoje, os passageiros estão sujeitos a passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de raios X e a abertura de bagagem de mão para inspeção.

O objetivo da medida é padronizar o processo às práticas recomendadas pela OACI (Organização da Aviação Civil Internacional).

Os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo para se chegar às salas de embarque. Por isso, a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), que representa AVIANCA BRASIL, AZUL, GOL e LATAM, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo.

As revistas físicas serão feitas por APAC (Agente de Proteção da Aviação Civil), do mesmo sexo do passageiro, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raios X.

A revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos APAC, e com presença de testemunha.

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada apenas para voos internacionais.

A ANAC preparou um documento com perguntas e respostas sobre os procedimentos de inspeção (Clique aqui para acessar).

 

 

 

Conteúdos relacionados