Pular para o conteúdo
Cotidiano

Inseticida vencido repassado para Campo Grande é eficiente, diz Governo

Lote foi enviado pelo Ministério da Saúde
Arquivo -

Lote foi enviado pelo Ministério da Saúde

Em meio a tríplice epidemia provocada pelo mosquito mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika, a (Secretaria Municipal de Saúde) de devolveu mil litros do inseticida Malathion ULV, usado no combate do vetor. O produto repassado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) ao Município, chegou ao Estado por meio do Ministério da Saúde e estava vencido há mais de dois anos. 

Conforme informações na embalagem, o inseticida venceu no dia 30 de outubro de 2013, no entanto, o assessoria de comunicação da SES e o coordenador Estadual de Controle de Vetores, Maurício Lúcio Rosário, garantem o produto funciona e não provoca risco. 

“Quando há sobra de inseticida o Ministério da Saúde faz novos testes para ver se continua funcionando. Constatando a eficácia, emitem uma nota de reaprazamento e fazem a distribuição do produto para os Estados, que redistribuem para os municípios”, explica. 

De acordo com a assessoria de comunicação da SES o produto que chegou no início desta semana, foi repassado para a Sesau e devolvido ontem. “Fiquei sem entender o motivo, não tinha necessidade de devolução do produção. O Ministério da Saúde jamais mandaria um produto que poderia oferecer problema”, defende Rosário.

O coordenador estadual de controle de vetores justifica ainda que devido a epidemia, não houve tempo para que a nota de reaprazamento fosse enviada para Mato Grosso do Sul.

“Como estamos em situação crítica, houve solicitação de emergência. O Ministério da Saúde mandou o produto que chegou primeiro que a nota de reaprazamento. Esta é a única coisa errada. Está havendo má interpretação porque o produto continua com sua eficácia”, assegura.

Segundo a assessoria de comunicação da SES, o Estado deve esperar a nota de reaprazamento do lote, que seria suficiente para três dias de pulverização.

Esta prevista a chegada de um novo lote de inseticidas a partir de 9 de março. Ao todo, devem ser destinados ao Estado 30 mil litros de inseticida, o que deve suprir a demanda de aplicação por aproximadamente três meses, quando deve acabar o período de infestação do Aedes aegypti.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho