Indígenas e fazendeiros concordam por ocupação provisória

Justiça realizou audiência de conciliação sobre comunidade Taquara

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Justiça realizou audiência de conciliação sobre comunidade Taquara

Audiência de conciliação realizada na terça-feira (28) entre lideranças indígenas e fazendeiros resultou em um acordo de ocupação provisória sobre as terras da Comunidade Indígena Taquara, que fica na Fazenda Brasília do Sul, em Juti, a 315 quilômetros de Campo Grande. A audiência aconteceu na 1ª Vara Federal de Naviraí, com presença de representantes da União, da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do MPF (Ministério Público Federal).

Depois de conversas entre as partes, sob a presidência do juiz federal João Batista Machado, fazendeiros e indígenas chegaram a um acordo de ocupação provisória sobre as terras, que abriga hoje cerca de 100 famílias indígenas guaranis-kaiowá. 

A fazenda, objeto da disputa judicial entre índios e fazendeiros está ocupada, em parte, pela comunidade indígena que, a princípio, ocupava uma área de 96,80 hectares, por determinação do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Posteriormente, com receio de conflito, a área passou a 1.581,295 hectares, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

dengue