MPE recebeu relatório e abriu inquérito

O diretor de licenciamento do (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Ricardo Eboli, negou nesta sexta-feira (11) que o órgão tenha enviado parecer técnico de vistoria de barragens em  para a mineradora Vale. Segundo ele, foi encaminhado apenas a 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, que pediu o relatório.

A assessoria do órgão encaminhou nota a equipe de reportagem do Jornal Midiamax citando que “o parecer técnico emitido pela equipe multidisciplinar do Imasul foi encaminhado somente à empresa e, posteriormente, ao Ministério Público Estadual, por solicitação do órgão”. No entanto, o diretor Eboli negou esse envio a empresa. “A vistoria foi iniciativa do Imasul, e o relatório foi enviado apenas ao MPE de Corumbá, porque eles pediram”, explicou. 

Segundo ele, o relatório foi feito depois de vistoria por técnicos no dia 7 de dezembro nas barragens da empresa. “Não foi apontada qualquer irregularidade”. E mesmo se acontecesse, o maior risco, segundo Ricardo, estaria na região de Maria Coelho, onde está a barragem de Gregório, no Morro Santa Cruz. “Lá é onde está o maior volume, o maior grau destruidor em termos ambientais, onde há uma capacidade de armazenamento de 9 milhões de m², mas fica 40 quilômetros de Corumbá”, disse.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax pediu o relatório, mas ainda não recebeu o documento, e segundo o diretor, a previsão é de que semana que vem seja enviado. Foi feito contato com a Vale, mas a empresa ainda não respondeu. 

O parecer foi base para abertura de inquérito do MPE, que vai investigar a situação das barragens em Corumbá. A Comarca de Corumbá informou que recebeu parecer do Imasul no dia 23 de fevereiro, e abriu investigação no dia 8 de março. 

Morte de peixes

Empresário que leva turistas ao Pantanal reclamou a equipe de reportagem do Jornal Midiamax de vazamento nas barragens da Vale. Segundo ele, peixes foram flagrados mortos no Rio Paraguai.“O rio fica até vermelho quando descem os minérios. Os peixes morrem intoxicados”, diz Reginaldo Sucuri.

Ele tem um blog onde faz as denúncias. No dia 21 de fevereiro, ele postou foto dos peixes mortos boiando no rio. No dia anterior, um jacaré foi flagrado, segundo ele “fugindo da lama tóxica que vazou dos sistemas de reservatórios das mineradoras da região”.

“No mês passado, eu flagrei com os turistas vários peixes mortos no rio. Os turistas até ficaram chocados quando viram a cor da água. Vou falar que é tinta? Não, eu falo que é rejeito da mineradora. Eles me perguntam: não fazem nada? Eu digo não”, disse.