Pular para o conteúdo
Cotidiano

Hospital Universitário suspende 39 cirurgias por falta de materiais

Fornecedor atrasou entrega materiais como gaze e aventais descartáveis   
Arquivo -

Fornecedor atrasou entrega materiais como gaze e aventais descartáveis   

Em pouco mais de uma semana, o HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande ) suspendeu 39 cirurgias eletivas por falta de materiais como gaze e aventais descartáveis. Segundo a instituição, a situação é regularizada e a previsão é de que seja normalizada na segunda-feira (02).

Conforme o site Dourados News, foram suspensas 18 cirurgias que estavam agendadas na semana passada e mais 21 esta semana. O Hospital informou através de nota que o problema foi ocasionado “por conta do atraso na entrega de gaze pelo fornecedor, problema que se repetiu com os aventais cirúrgicos descartáveis”.

Os procedimentos voltam a ser realizadas na próxima segunda-feira, com atendimento prioritário aos pacientes que já sofreram adiamento das cirurgias. Segundo o órgão, o fornecimento de gaze já foi normalizado e o estoque regularizado na última segunda-feira (25).

Quanto aos aventais descartáveis, como solução imediata, foram emprestadas 60 unidades do Hospital da Vida de Dourados para serem usadas em procedimentos de emergência e partos. Segundo a nota, também foram confeccionados mais 150 aventais em tecido pela equipe de costura do HU.

A instituição ainda justificou na nota que não tem como prever que o fornecedor não vai fazer a entrega dos materiais ou falhar no cumprimento do contrato, e alega que o problema é recorrente em diversas outras instituições de saúde. “Nessas situações, o hospital abre processo administrativo pra apurar “a responsabilidade do fornecedor e concomitante abertura de processo licitatório para compras emergenciais”, diz.

Atualmente, o HU-UFGD tem 120 processos administrativos instaurados para apurar a responsabilidade de fornecedores por inexecução contratual (não entrega de bens ou serviços ou falha na entrega).

Na próxima quarta-feira (04) será realizada uma reunião extraordinária do CMS (Conselho Municipal de Saúde) de Dourados para tratar do tema. O encontro irá ocorrer a partir das 14h na Casa dos Conselhos e contará com a presença dos diretores do HU-UFGD.

O CMS (Conselho Municipal de Saúde) também pediu uma auditoria no Hospital por parte do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública).  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Foto: Ilustrativa)

Câncer de intestino que vitimou Preta Gil é o 3º mais comum no país

MS em Ação: comunidades indígenas de Porto Murtinho recebem atendimento jurídico e social neste sábado

Criança de 2 anos morre após ser atacada por pitbull da família no interior de SP

Homem morre após ser puxado por uma máquina de ressonância magnética nos EUA

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

‘Amigo de todos’: morte de motociclista causa comoção em Nova Alvorada do Sul

Últimas Notícias

Brasil

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Delegado da PF foi como testemunha do ex-assessor da Presidência, Filipe Martins

Transparência

Petrallás faz acordo para pagar R$ 128 mil e evitar bloqueio de convênio milionário da FFMS

Presidente do futebol de MS reconheceu responsabilidade sobre falta de prestação de contas quando comandou Liga Profissional de Futebol do Estado

MidiaMAIS

Arapuca Literária do Sesc MS terá programação gratuita voltada à literatura em Campo Grande

Semana Sesc de Literatura une leitura, teatro e poesia em Campo Grande

Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação no último fim de semana para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos