Hospital de MS realiza 1ª captação de córneas com equipe própria
Procedimento foi efetuado em um paciente de 61 anos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Procedimento foi efetuado em um paciente de 61 anos
O HU (Hospital Universitário) de Dourados município a 225 quilômetros de Campo Grande realizou nesta semana, a primeira captação de córneas com uma equipe formada exclusivamente por profissionais da própria instituição. O procedimento foi efetuado em um paciente, de 61 anos, que foi a óbito em função de uma pancreatite.
Até o momento, em Mato Grosso do Sul, apenas profissionais de Campo Grande realizavam esse tipo de captação, sendo que a implantação do serviço de forma autossuficiente no HU-UFGD estabelece Dourados como referência em retirada de córneas na macrorregião.
A CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), criada em 2012, já realizou captações anteriormente, mas com a participação de profissionais da Capital, especializados na retirada de córneas. No entanto, vinha há meses se preparando para dar início à atividade, pois já conta com o treinamento em Enucleação Ocular, que é o nome técnico do procedimento.
O procedimento
Por ser um tecido, a córnea, diferentemente dos órgãos, pode ser captada até seis horas após o óbito, não havendo necessidade do diagnóstico de morte encefálica, como no caso de captação de múltiplos órgãos. O procedimento é simples e dura em média 40 minutos, não ocasionando efeitos estéticos indesejáveis ao doador.
No HU-UFGD, portanto, todo óbito registrado é imediatamente informado à CIHDOTT, de forma que a equipe de captação possa trabalhar o mais rápido possível na triagem das informações acerca do paciente, verificando se ele se encaixa como potencial doador.
Capacitada em Enucleação Ocular, a enfermeira intensivista e mestre em Educação, Cristiane de Sá Dan, explica que é necessário que o paciente tenha entre dois e 80 anos de idade e não apresente contraindicações como, por exemplo, enfermidades infectocontagiosas transmissíveis por meio do transplante.
Concluída a análise, se o paciente for considerado potencial doador, membros da Comissão fazem o contato com a família ou responsáveis, que precisam consentir a doação por escrito, na presença de duas testemunhas. Somente assim o paciente torna-se doador efetivo e dá-se início à retirada das córneas, que são transportadas até Campo Grande para serem avaliadas e preservadas pelo Banco de Olhos da Santa Casa e destinadas a um receptor, conforme a lista de espera.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.