Pular para o conteúdo
Cotidiano

Horário de Verão termina e, para alguns, sensação de segurança aumenta

Relógios devem ser atrasados em uma horá à meia-noite de sábado
Arquivo -

Relógios devem ser atrasados em uma horá à meia-noite de sábado

À meia-noite deste sábado (20) termina o . A mudança anualmente divide opiniões e forma dois grandes grupos. De um lado, os que comemoram a volta do horário regular e sofrem só de ouvir falar em horário de verão, e do outro, aqueles que preferem o período em que o dia demora mais a escurecer, para assim, aproveitar um pouco mais.

Este ano, mais do que nos anteriores, o tema abriu discussão e mais uma vez entrou na esfera da segurança pública. Muitos acreditam que a mudança nos ponteiros vai influenciar diretamente na sensação de segurança, já que no horário de verão, as primeiras horas do dia, período em que muitos trabalhadores estão saindo de casa, o dia ainda está escuro, fato que pode facilitar a ação de criminosos. Por causa disso, grande parte da população comemora a volta do horário comum.

As amigas Elenir Campos, de 47 anos, Márcia Jara, de 46 anos, e Cleide de Solza, de 37 anos, contam uma difícil realidade enfrentada pelos moradores da região do Bairro Santa Emília. Elas, que entram no serviço as 6 horas, pegam a primeira volta do transporte coletivo.

As auxiliares de limpeza dizem que já perderam as contas de quantas pessoas já foram assaltadas no momento em que esperavam o ônibus, logo nas primeiras horas da manhã. Para elas, uma dos facilitadores da ação dos criminosos é a pouca claridade, marcante no horário de verão .

“Eles se aproveitam que está escuro, sobem em motos e saem assaltando os trabalhadores que estão esperando o ônibus no ponto. Não tinha que existir horário de verão, isso só serve para complicar a nossa vida”, diz Cleide.

Já Márcia, que antes das 4 horas já está de pé, cita as dificuldades para se adaptar às mudanças de horário. Para ela, o horário regular é o melhor. “O horário que vai voltar neste fim de semana é o melhor, não tinha que mudar. Essa troca acaba deixando a gente maluco. O organismo fica louco”, relata.

O mototaxista Edson Souza, de 40 anos, também concorda que o fim do horário de verão pode ajudar no controle da ação de criminosos, porém, quando o assunto é o lado econômico, o trabalhador confessa que o horário de verão vai deixar saudades. “Eu prefiro o horário normal, mas para trabalhar o de verão é o melhor. Senti um aumento de 30% nas corridas durante esse período”, explica.

Vigente desde o dia 18 de outubro de 2015, o horário de verão termina à meia-noite deste sábado (20). Os ponteiros dos relógios devem ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e em 10 estados, incluindo Mato Grosso do Sul. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

Marcos do Val contraria ordem do STF e viaja para os Estados Unidos

Últimas Notícias

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista de carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações

Cotidiano

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

Funcionários de Unidade de Tratamento de Resíduos enfrentam dificuldades para trabalhar nesta sexta-feira (25)