Outros três estão internados no mesmo hospital

Um homem morreu com suspeita de Gripe A H1N1 na manhã desta segunda-feira (23), no município de Ivinhema, cidade com 22 mil habitantes e distante 284 km de Campo Grande. De acordo com o site Ivi Noticias, Josimar Alves estava internado no Hospital Municipal de Ivinhema junto com mais três pacientes com sintomas da gripe que estavam internados e aguardando resultados de exames.

Em estado grave, o paciente foi transferido para Dourados, mas não conseguiu resistir e acabou morrendo. Os exames para confirmar a causa da morte devem ficar prontos nos próximos dias e, caso apontem para o H1N1, será a primeira confirmação da doença em Ivinhema. De acordo com o último boletim do SES (Secretaria do Estado de Saúde), são apenas três casos suspeitos da infecção do vírus na cidade.

Em todo o Mato Grosso do Sul já foram confirmadas 22 mortes por H1N1. Até o momento são seis mortes registradas em Campo Grande e quatro em Naviraí. Três Lagoas e Aquidauana aparecem com duas mortes cada uma. Os municípios de Caarapó, Corumbá, Coxim, Jardim Juti, Maracaju e São Gabriel do Oeste registram uma morte cada.

Vacinação

A campanha de vacinação foi encerrada na última sexta-feira (20) e, segundo o Ministério da Saúde, o Estado atingiu 72,97% da meta estabelecida. O índice do Estado está abaixo do mínimo estabelecido pelo Ministério, que é de 80%.

Em Ivinhema, foram utilizadas cinco mil vacinas aproximadamente. A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram pedidas mais vacinas para atender os grupos prioritários. Estes grupos compreendem crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérpera até 45 dias após o parto, idosos, indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, funcionários do sistema penitenciário e pessoas privadas de liberdade.