Doação poderá ser feita durante a manhã

Que tal aproveitar a emenda do feriado para fazer bem ao próximo? Em Campo Grande, o Hemosul e o banco de sangue da Santa Casa vão funcionar durante a manhã da segunda-feira (14) para receber os doadores. 

O serviço de coleta de sangue funcionará das 7h a 12h no Hemosul, na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304. Na Santa Casa, o atendimento será das 7h a 11h. A coleta estará suspensa na terça-feira (15).

Requisitos

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos.  O menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou ou responsável legal, ou então pode retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. A primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Os doadores doadores devem ter 55 quilos ou mais. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses. Após os 60 anos tanto homens como mulheres devem obedecer o intervalo mínimo de seis meses.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes,hipertireoidismo, hanseníase, , câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.