Reunião ocorre na tarde desta terça-feira

Negociações entre representantes dos bancários de todo o país e da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) serão retomadas na tarde desta terça-feira (27). A greve chega a 22 dias hoje e a última proposta feita pelos banqueiros foi apresentada no dia 9.

Durante a última rodada de negociações, os bancos mantiveram a oferta de reajuste de 7% nos salários e benefícios, além de abono de R$ 3,3 mil, que deve ser pago 10 dias após a assinatura do acordo, o que já foi rejeitado pela categoria.

De acordo com o presidente do Seebcg-MS (Sindicato dos Bancários de Mato Grosso do Sul e Região), Edvaldo Barros, a expectativa é de que uma nova proposta seja apresentada. 

“A categoria não aceita a mesma oferta enquanto outros setores da economia, que não tiveram a mesma lucratividade dos banqueiros, repuseram a inflação ou concederam reajuste superior”, declara.

Dados do sindicato mostram que das 160 agências representadas pelo Seebcg-MS, 148 estão fechadas. Ao todo são 2,7 mil bancários em Mato Grosso do Sul.  Nacionalmente a greve fecha 13.385 agências e 40 centros administrativos, o que representa 57% das agências do país.

Os bancários pedem reajuste de 14,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), 14º salário e participação nos lucros e resultados de R$ 8.297,61, entre outras reivindicações. A nova rodada de negociações acontece às 13 horas (horário local) na sede da Fenaban, em São Paulo.