Inscrições começam no dia 1º de fevereiro

O sonho de cursar uma faculdade pode estar mais acessível para pelo 500 estudantes em 2016. Este é o número de vagas abertas pelo Programa do governo estadual, que vai custar cerca de R$ 6,5 milhões aos cofres do Estado.

Na prática, o Estado arca com até 70% do valor da mensalidade na universidade conveniada (tendo como limite máximo mensal o valor de um salário mínimo), e a instituição oferece dedução de mais 20%, totalizando 90% de incentivo, o restante, 10%, fica à cargo do acadêmico.

“Se o país pensa em cresce e desenvolver tem que investir em educação. Por isso o governador Reinaldo Azambuja disse que nesta área queria um aporte financeiro maior”, revelou a governadora em exercício, Rose Modesto (PSDB), na manhã desta quinta-feira (28), durante cerimônia de lançamento do processo seletivo de Verão do Programa.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (1), e de acordo com Rose o Programa atende cerca de 2 mil alunos, e está aberto em 16 universidade privadas e quatro públicas no Estado. A previsão é que no próximo ano haja um aumento no valor a ser destinado ao Vale Universidade e consequente ampliação do número de vagas.

“É bom para o acadêmico e melhor ainda para o Estado que está investindo nesses profissionais, que depois vão usar seu conhecimento em Mato Grosso do Sul”, destacou Rose, segundo ela, o objetivo do Programa é dar oportunidade ao estudante universitário de baixa renda aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social.