Governador veta projeto de lei que determina bloqueio após furto de celular
Outros dois projetos foram vetados totalmente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outros dois projetos foram vetados totalmente
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, divulgou nesta quinta-feira (14) três vetos totais a projetos de lei aprovados anteriormente na Assembleia Legislativa. Um deles, de autoria da deputada Mara Caseiro, determinava procedimentos a serem adotados pela autoridades policiais para solicitarem o bloqueio de aparelhos celulares furtados ou roubados, após o registro de ocorrência.
O projeto foi vetado, nas justificativas do governador, por entrar em matéria do Executivo estadual, ao legislar sobre as competências das autoridades policiais gerenciadas pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Também seria inconstitucional o projeto, pois os serviços e obrigações das operadoras de telefonia seriam regularizadas pela União, especificamente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Outro veto aplicado diz respeito a um projeto de lei que obrigava os estabelecimentos bancários a instalar dispositivos de segurança com inundação fumígena, substância que produz fumaça, nos locais onde se encontram os caixas eletrônicos. Para o governador, a proposta interfere em competência da administração municipal, que dispõe sobre a segurança dos ambientes comerciais.
Também interferiu em matéria do executivo municipal, na interpretação do governador, um projeto de lei vetado que dispunha sobre a obrigatoriedade das concessionárias de água e esgoto a informarem aos consumidores sobre as normas técnicas e a legalidade da instalação de coletores de água da chuva, destinados ao uso residencial.
A proposta era de que cartazes explicando as normas para implantação dos coletores fossem colados na sede das concessionárias. Informativos nos sites das empresas também deveriam ser disponibilizados. Para o governador, ao criar obrigações para as concessionárias, o Legislativo estadual estaria interferindo nos contratos firmados entre as fornecedoras e os municípios, que tem a competência para cuidar dos serviços de água e esgoto.
(Sob supervisão de Evelin Araujo)
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.