Golpe com falso cupom do McDonald’s engana usuários do WhatsApp

Link leva a site malicioso

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Link leva a site malicioso

Falsos cupons das lojas da rede McDonald’s está vitimando usuários do WhatsApp. Segundo informações do portal Uol, o golpe, descoberto pela empresa de segurança digital PSafe, funciona através de uma mensagem de um contato conhecido ou grupo com um link.

Conforme foi divulgado pelo Uol, o convite para participar de uma promoção com um falso cupom no valor de R$ 500,00 leva o usuário clicar no link que leva a uma página com a imagem do McDonald’s. É solicitado que o mesmo link seja compartilhado com pelo menos 10 amigos via WhatsApp. Em seguida, o usuário é orientado a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas e baixam apps que podem infectar o smartphone.

Prevenção

Marco DeMello, CEO da PSafe, em entrevista ao Uol, reforçou o conceito de que um “cérebro biológico” não é capaz de se defender de um “cérebro eletrônico” (ataque cibernético). “Por isso, ter um antivírus instalado no celular é extremamente importante”, afirma.

DeMello explica que esses programas possuem bloqueio de antiphishing (páginas maliciosas) e alertam para possíveis ameaças a cada URL clicada. Segundo o Uol, ele aconselha ainda que o usuário mantenha o sistema operacional sempre atualizado, nunca abra anexos com extensões executáveis (.exe) e desconfie de links que chegam por mensagens.

Conteúdos relacionados

lama