Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Fantasmas’ e contratações suspeitas são alvo de operação na Omep e Seleta

Seleta já havia admitido não ter controle sobre contratações
Arquivo -

já havia admitido não ter controle sobre contratações

A operação do MPE MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), com apoio do Gaeco (Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado), que cumpre mandados na Seleta (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) e na (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar), mira as contratações suspeitas feitas pelas duas entidades. A informação é do procurador-geral do MPE MS, Paulo Cezar Passos.

Segundo Passos, a ação é da  49ª Promotoria de Justiça -das Fundações e das Entidades de Interesse Social- e da 29ª Promotoria de Justiça -Patrimônio Público. O promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) é um dos responsáveis pela ação, respondendo, em parte, pelos trabalhos da 29ª Promotoria. 

“É uma ação que está investigando servidores ‘fantasmas’ e desvio finalidade em nomeações de terceirizados. Há busca e apreensão em áreas públicas e contra agentes políticos da Omep e Seleta”, disse o procurador-geral, durante a reunião do Conselho Superior do Ministério Público. 

O Gaeco está na manhã desta terça-feira (13), na Seleta e na Omep. Os policiais cumprem mandados de prisão temporária, condução coercitiva e busca e apreensão. Mais informações serão divulgadas no decorrer da manhã.

Fantasmas

Em entrevista, em junho deste ano, o presidente da Seleta, Gilbraz Marques da Silva, confirmou que a entidade não tinha controle das contratações, assim como foi apontado pelo MPE MS. Ele admitiu que a entidade tinha nos seus quadros de funcionários pessoas que foram contratadas por meio de indicação política e que havia, inclusive, contratações encomendadas por telefone, até o ano de 2014.

Os funcionários fantasmas, terceirizados que realizavam funções que deveriam ser atribuições de efetivos e salários discrepantes com a realidade para os contratados via Omep e Seleta levaram o MPE MS a propor à Prefeitura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que se estende a todos os terceirizados do Município.

Consta que alguns dos terceirizados contratos pela Prefeitura via Omep e Seleta sequer trabalhavam para o Município, prestando serviços nas próprias entidades, mas recebiam seus salários dos cofres públicos.

Para explicar a contratação de fantasmas, o presidente da entidade disse que, ao longo do convênio, a Prefeitura a foi precisando de profissionais como serralheiros, marceneiros, que foram sendo contratados pela Seleta e que a “Prefeitura não imaginou que isso fosse uma ilegalidade. Foi pedindo e a Seleta foi contratando”.

TAC e demissões

As constatações foram consideradas ‘graves’ pelo Ministério Público, que recomendou ao prefeito da Capital, que cumpra as obrigações ‘estampadas’ no TAC, que seja, a apresentação de um plano cronológico e sistemático para o ‘referido cumprimento’, inclusive referente à celebração de concurso público para os serviços considerados ‘essenciais’.

Com isso, 4,3 mil terceirizados já deveriam ter sido demitidos. A questão está judicializada e, muitos permanecem nas entidades. Porém, por conta de divergências entre as entidades e a Prefeitura, os terceirizados que permanecem sofrem com atrasos constantes de salários. 

O Ministério Público já havia apontado irregularidades nas contratações, e desde 2011, ainda na gestão de Nelsinho Trad (PTB), popôs mudanças nas contratações por meio da celebração de TACs (Termos de Ajustamento de Conduta).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidades em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Últimas Notícias

Cotidiano

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Interessadas em acompanhar os debates devem fazer a inscrição no evento gratuitamente

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Emprego e Concurso

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

Inscrições começam nesta quarta-feira (23)

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo