Pular para o conteúdo
Cotidiano

Exército diz que recapeamento na Capital começa em novembro

As obras vão durar dois anos e meio
Arquivo -

As obras vão durar dois anos e meio

A parceria entre o Exército e a Prefeitura de para recapeamento e drenagem de avenidas e ruas da capital finalmente vai sair do papel, ao menos é o que promete o exército. Na tarde desta quinta-feria (8) a equipe de engenharia do Exército e representantes da Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) e da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) ‘lançaram’ as obras, que devem começar em novembro e durar dois anos e meio.

O trecho escolhido para começar é o das Avenidas e Marechal Deodoro, próximo ao trevo. Quem vai executar as obras é o 9º Batalhão de Engenharia de Construção, de Cuiabá, coordenado pelo 3º Grupamento de Engenharia do Exército.

O 9º Batalhão vai disponibilizar 240 homens para o projeto, conforme explicou o Capitão Filipe, de Cuiabá. O trecho da Bandeirantes e da Marechal foi escolhido de forma técnica, segundo o capitão, já que o local possui localização mais baixa e menos problemas de drenagem. Ao todo, as obras percorrem 12 quilômetros e também abrangem as ruas Brilhante e Guia Lopes.

Recursos

O projeto foi orçado em R$ 22 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal, na parceria entre Prefeitura e Exército. O 9º Batalhão é um dos 4 batalhões especializados em engenharia do país – além do Centro-Oeste, representado por Cuiabá, o Brasil possui batalhões na região nordeste, norte e Sul, todos coordenados pelo 3º Grupamento de Engenharia, conforme explicou o Comandante Guedin. O exército irá trabalhar com máquinas de pavimentação, caçambas, rolos lisos, rolos de pneus, escavadeiras, caminhões, equipamentos de demolição e retroescavadeira.

O comandante Guedin explicou que o exército possui dois tipos de execução de obras: de cooperação, – a exemplo da da parceria com a Prefeitura – e militar, quando são obras do próprio Exército. A execução com mão-de-obra do Exército, conforme explicou, é mais requisitada nas regiões norte e nordeste. “Historicamente a necessidade de desenvolvimento é maior no norte e nordeste. Depois que terminamos a BR – 163 que liga Cuiabá à Santarém, estamos voltando a executar outros projetos”, explicou.

Demora na execução

Questionado sobre a demora na execução – o anúncio da parceria foi feito no começo do ano -, o secretário da Seinthra, Amilton Cândido de Oliveira, explicou que o projeto ‘paralisou’ por dois meses na AGU (Advocacia Geral da União).

“Foi por conta da assinatura do governo, que saiu só no dia 25 de agosto. Passou por uma análise na AGU. Queriam saber dos recursos, porque mesmo sendo da Caixa, na verdade o recurso é da Prefeitura. Mas acredito que as obras terminem antes do prazo estipulado”, declarou.

Quem analisou o projeto na AGU foi o NAJE (Núcleo de Assessoramento Jurídico do Exército). “É normal que a análise seja mais demorada e feita com mais cuidado, porque o Exército não visa lucro, então a gente tem quem, de fato, fiscalizar melhor”, complementou o comandante Guedin.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filhotes de cachorro são resgatados após serem abandonados em cova de cemitério em MS

cepol

Homem é espancado por grupo com barra de ferro e socorrido com traumatismo craniano em Campo Grande 

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Últimas Notícias

Polícia

Prisões ligadas a tiroteio na fronteira de MS revelam esquema de roubo de veículos

Na residência de uma mulher investigada, a polícia apreendeu dois utilitários esportivos

Polícia

Polícia investiga abuso contra menina após descoberta de caderno em casa de MS

Família se mudou de cidade e caderno foi deixado para trás

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Kassab já articula lançar Tarcísio candidato a presidente pelo PSD, com Ciro Nogueira de vice

Próprio Kassab disputaria o Governo de São Paulo

Bastidores

[ BASTIDORES ] Tarifaço sobrou até para Napoleão Bonaparte

Parlamentar comparou situação com relação de Dom João VI e líder francês