Ação ocorre nos dia 4 e 5 de outubro

A Carreta do Hospital de Câncer de Barretos vai realizar atendimentos gratuitos, nos dias 04 e 05 de outubro, no Shopping Bosque dos Ipês, em . A ação realiza exames de e preventivo, e as mulheres interessadas devem realizar ao agendamento prévio, até o dia 26 de setembro, diretamente no salão Morena Mulher, que fica no segundo piso do Shopping.

Os agendamentos podem ser realizados todos os dias, sendo, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h, diretamente com as atendentes do salão. Para agendar os horários, é preciso levar cópias do CPF, RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para a mamografia, a mulher precisa ter entre 40 e 69 anos, já para o preventivo, entre 25 e 65 anos.

A unidade móvel tem como objetivo percorrer os bairros de Campo Grande, a fim de realizar busca ativa de mulheres que se encaixem na população alvo para diagnóstico precoce de câncer. Está equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de citologia cérvico-vaginal e sala de pequena cirurgia.

A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e a atenção aos sintomas do câncer mama ganha um reforço importante no próximo mês, com a campanha Outubro Rosa. As ações em todo o mundo acentuam a necessidade dos exames preventivos na luta contra o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e, que também acomete os homens.

Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer – INCA, indicam que, somente em 2016, serão mais de 57 mil novos casos de câncer de mama registrados, no Brasil. Mais comum entre as mulheres, ele é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens, também, estão na estatística e representam 1% dos casos da doença.