Cotidiano

Evento oferece negociação entre credor e devedor a partir de 2ª

O principal objetivo é resolver os conflitos financeiros   

Júlia de Miranda Publicado em 07/05/2016, às 19h46

None
_mg_0771.jpg

O principal objetivo é resolver os conflitos financeiros 

Com o objetivo de resolver conflitos dos campo-grandenses com pessoas físicas ou empresas, à partir dessa segunda-feira (9) até o dia 13 de maio, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) promovem a 6ª Semana da Conciliação. O atendimento será realizado das 08h às 18h, na ACICG, localizada na Rua 15 de novembro, 390, na região central da Capital.

De acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, a inadimplência do consumidor obteve alta de 2,8% no acumulado em 12 meses, até março. Somente no primeiro trimestre do ano, houve elevação de 5,8%, quando comparado ao mesmo período de 2015. No mês de março, a região Centro-Oeste foi a que apresentou maior elevação do indicador, de 1,0%. Pendência financeira é um dos problemas solucionados pela conciliação, mas segundo o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, “qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara como, por exemplo, questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a participação de advogados e oferece total segurança jurídica. Nesse método, um conciliador tem a função de aproximar as partes envolvidas para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.

Como participar

As empresas Energisa e Águas Guariroba estarão na sede da Associação Comercial para realizar as conciliações agendadas, e também das pessoas que procurarem o atendimento sem agendamento antecipado. Os interessados em realizar conciliação com outras empresas e pessoas devem procurar a ACICG e solicitar o agendamento da conversa a ser mediada. Cidadãos com casos de pendências financeiras devem apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG, munidos de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone (67) 3312-5063.

O interessado em resolver um problema por meio da conciliação também deverá contribuir com uma lata ou pacote de leite em pó, por procedimento. O donativo será doado a uma instituição filantrópica.

Jornal Midiamax