Pular para o conteúdo
Cotidiano

Evento oferece negociação entre credor e devedor a partir de 2ª

O principal objetivo é resolver os conflitos financeiros   
Arquivo -

O principal objetivo é resolver os conflitos financeiros 

 

                        

Com o objetivo de resolver conflitos dos campo-grandenses com pessoas físicas ou empresas, à partir dessa segunda-feira (9) até o dia 13 de maio, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem (CBMAE) da Associação Comercial e Industrial de () e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) promovem a 6ª Semana da Conciliação. O atendimento será realizado das 08h às 18h, na ACICG, localizada na Rua 15 de novembro, 390, na região central da Capital.

De acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, a inadimplência do consumidor obteve alta de 2,8% no acumulado em 12 meses, até março. Somente no primeiro trimestre do ano, houve elevação de 5,8%, quando comparado ao mesmo período de 2015. No mês de março, a região Centro-Oeste foi a que apresentou maior elevação do indicador, de 1,0%. Pendência financeira é um dos problemas solucionados pela conciliação, mas segundo o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, “qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara como, por exemplo, questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada (como calúnia e difamação)”.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos extrajudiciais e também ajuizados, pois acontece sem a participação de advogados e oferece total segurança jurídica. Nesse método, um conciliador tem a função de aproximar as partes envolvidas para negociarem diretamente a solução de suas divergências, com neutralidade e imparcialidade. “Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial” completa Oshiro.

Como participar

As empresas Energisa e Águas Guariroba estarão na sede da Associação Comercial para realizar as conciliações agendadas, e também das pessoas que procurarem o atendimento sem agendamento antecipado. Os interessados em realizar conciliação com outras empresas e pessoas devem procurar a ACICG e solicitar o agendamento da conversa a ser mediada. Cidadãos com casos de pendências financeiras devem apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG, munidos de cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto, etc.). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone (67) 3312-5063.

O interessado em resolver um problema por meio da conciliação também deverá contribuir com uma lata ou pacote de leite em pó, por procedimento. O donativo será doado a uma instituição filantrópica.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal morre em acidente na BR-262 após carro aquaplanar e bater em Hilux

história coluna

1867 – Guerra do Paraguai: combate de Nhandipá

bolsonaro

Plano B: Ex-presidente coleta provas

depac golpe

Disparos e mata-leão: Amigos são agredidos por segurança de tabacaria em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Rapaz é executado com 12 tiros em frente de casa no Tiradentes em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Com manhã gelada, calor retorna em MS nesta segunda-feira

Mínima foi de 17°C, na região sul do Estado

Brasil

Para levar Lula, Janja e mais 220 ao Japão, União gastou de mais de R$4,5 mi

Levantamento do Estadão mostra gastos da comitiva, a maior na gestão petista

Polícia

Rapaz é preso após colocar fogo em residência com avó dentro em MS

Vizinho apagou o fogo que começou no guarda-roupa

Polícia

Homem é agredido com paulada dentro de casa após discussão em bar

Vítima teve que sorrida pelo Samu