Professores decretaram greve nesta terça-feira
Os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) decidiram oficialmente pela greve nesta terça-feira (26), em Assembleia Geral Extraordinária na sede da ACP (Sindicato campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública). A paralisação terá início na próxima segunda-feira (2) e foi aderida após os profissionais não definirem acordo com a Prefeitura de Campo Grande sobre o reajuste salarial.
Segundo o presidente da ACP, Lucílio Souza Nobre, os grevistas irão realizar uma grande passeata até a prefeitura no dia de início da greve. O resto da agenda de ações será organizada pela diretoria do sindicato, no período da tarde de hoje.
Os docentes pedem reajuste salarial de 11,36%, percentual garantido por lei federal da categoria e mais 13,01% pago em duas vezes, sendo a primeira parcela em maio e a segunda em outubro, referente ao reajuste que deixou de ser feito entre 2014 e 2015. Porém, o prefeito alega que por conta da lei eleitoral, não é permitido conceder aumento superior à inflação dos três primeiros meses do ano, que é de 2,79%. O período eleitoral teve início no dia 5 de abril.
Na última quarta-feira (20), o sindicato protocolou um ‘dossiê’ apresentando todas as tentativas de negociações com a Prefeitura explicando como a categoria deseja acordar o reajuste. O prefeito Alcides Bernal (PP) deveria apresentar contraproposta até esta segunda-feira (25), porém não a enviou até o momento.
(Com supervisão de Mayara Sá)