Categoria tenta negociação desde março e alerta para

A negociação salarial entre a Associação Beneficente/Santa Casa de , município a 444 quilômetros de Campo Grande, e os profissionais de deve ser intermediada pelo Ministério Público do Trabalho. Os profissionais afirmam que há possibilidade de greve.

A categoria afirma que os salários seguem defasados há cinco anos, e a reivindicação de reajuste é de 11,3%, mas desde março a administração do hospital se mantém inflexível na resposta de zero por cento de .

Em mais uma tentativa de negociação, categoria solicitou intermediação do Ministério Público do Trabalho e alerta que se não houver proposta concreta, a última alternativa será a paralisação das atividades. 

A reunião no MPT será no dia 22 de agosto, ás 15h, na Procuradoria Regional do Trabalho, em Campo Grande(). 

Defasagem

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul () o salário da categoria está prejudicado há 5 anos, todo este período soma uma defasagem salarial de 35%. 

Um auxiliar de enfermagem, por exemplo, que trabalha 44 horas semanais, recebe apenas R$ 965,18. Além disso, a categoria aguarda o pagamento, procedente de uma ação transitada e julgada – defendida pelo sindicato, no valor de 1 milhão de reais referente a dívidas trabalhistas. 

Greve e Impactos

O presidente do SIEMS, Lázaro Santana, explica que a categoria quer negociar e espera que o hospital de sensibilize. “Os trabalhadores da área de enfermagem tentam todas as alternativas para negociar, mas se o hospital mantiver a inflexibilidade em nada de reajuste, não restará outra alternativa, a categoria paralisará as atividades”, destaca.