Cotidiano

Em MS, dois mil estudantes farão Enade neste domingo

No país são 216 mil inscritos

Ana Paula Chuva Publicado em 18/11/2016, às 18h18

None
enade.jpeg

No país são 216 mil inscritos

As provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) serão aplicadas neste domingo (20) e segundo informações do MEC (Ministério da Educação), em Mato Grosso do Sul são 2.900 alunos inscritos para  exame, no Brasil são 216.044 inscritos. O início das provas está marcado para as 13h30, horário de Brasília, mas os portões serão fechados às 13h. Serão 40 questões, sendo 10 de conhecimentos gerais, e 30 nas provas especificas. 

Ainda segundo o MEC,  as provas serão personalizadas, as folhas de respostas virão encartadas e a distribuição dos cadernos de provas será nominal. A participação no exame é obrigatória, registrada no histórico escolar. O objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. As áreas de avaliação são definidas de acordo com o ciclo trienal do Enade.

Provas

Os portões serão abertos ao meio dia, sempre no horário de Brasília, e serão fechado uma hora depois. A prova tem início às 13h30 e o estudante só poderá sair do local uma hora após o início do exame. O aluno que deixar o local  antes das 14h30 permanecerá irregular em relação ao Enade, sendo impedido de colar grau até regularizar a situação. 

A prova é constituída de duas partes. A de Formação Geral tem 10 questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas. A de Componentes Específicos tem 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas. O gabarito das questões objetivas será divulgado na quarta-feira, 23 de novembro. A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente.

Para ter acesso ao Cartão de Informação do Estudante, que contém a informação do local de prova, os concluintes das áreas de conhecimento avaliadas devem preencher o Questionário do Estudante. Recomenda-se que aqueles estudantes que já preencheram o questionário e acessaram o cartão façam uma nova consulta porque algumas alterações precisaram ser realizadas em função das ocupações de escolas. A consulta pode ser feita no Sistema Enade. Em caso de novas alterações em locais de prova, as instituições e os estudantes afetados serão comunicados oficialmente pelo Inep.

Documentos

De acordo com o MEC, é obrigatório levar documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição.

Dúvidas

Os estudantes que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a  Central de Atendimento no 0800 616161 ou pelo Fale Conosco do Inep. Os canais de contato funcionarão em esquema de plantão no domingo.

Jornal Midiamax