Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ano de epidemia, Campanha da Fraternidade vai ‘caçar o Aedes’

Neste ano, campanha tem como tema o saneamento básico
Arquivo -

Neste ano, campanha tem como tema o saneamento básico

Com mais de 100 milhões de brasileiros vivendo sem saneamento básico e com o Estado mergulhado em uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Campanha da Fraternidade deste ano terá o tema “Casa comum, nossa responsabilidade”. O objetivo é refletir as questões que envolvem o saneamento como o esgoto, distribuição de água potável, coleta seletiva e a coleta de lixo. 

“Queremos envolver escolas e todos os que se interessam pelo tema para a conscientização. A nossa realidade impõe a união com o Governo do Estado e todas as igrejas para que cada um cuide em sua casa”, diz o Arcebispo da Arquidiocese de Dom Dimas Lara Barbosa. 

A Campanha da Fraternidade será oficialmente realizada no domingo (14), às 9 hora, no Centro Poliesportivo Dom Bosco. Para enfrentar o mosquito, já está marcado para o dia 27 de fevereiro um mutirão com o apoio do governo do Estado em toda a Capital. Antes, será feita a capacitação dos agentes de diversas igrejas de Campo Grande. Neste ano, a Campanha da Fraternidade é ecumênica, ou seja, envolve além da Católica, igreja Evangélica, Anglicana e Ortodoxa. Por conta disso, a expectativa é de  que mais gente participe da mobilização de combate ao Aedes aegypti e dos debates com relação ao saneamento básico. 

Neste sentido, segundo Dom Dimas Lara Barbosa, o “objetivo é unir as igrejas e expressões religiosas para ações de conhecimento da realidade local, consumo responsável de água e políticas públicas”. Em Campo Grande, a empresa responsável pelo tratamento do esgoto e distribuição de água, Águas Guariroba se colocou a disposição durante a campanha. “Queremos também a difusão da tarifa social. Muitas vezes, a população nem sabe dessa realidade”, explica.

Durante a realização, as paróquias vão pensar estratégias para realizar a conscientização da população. Para elaborar a campanha, pessoas da área foram consultadas e a meta é levar a conscientização dos grandes centros até ribeirinhos da Amazônia, explica o arcebispo. “Não temos uma receita pronta, mas vamos intensificar o debate.  A área rural e assentamentos do Estado também não devem ser esquecidos”, diz.

Microcefalia

Sobre a microcefalia, doença também relacionada ao mosquito Aedes aegypti, e a possibilidade da liberação do aborto no Brasil, o arcebispo recolocou a posição da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

“Trata-se da morte de um inocente. Mesmo bebês anencéfalos podem sobreviver por um período. No caso da microcefalia, são observados menor número de abortos espontâneos. Então, qual o grau de má formação que define da pena de morte?, questionou”.

Ainda segundo Dom Dimas, o temor também é com relação a “abrir as porteiras” para que bebê com outros tipos de deficiências acabem tendo a possibilidade de aborto. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições neste domingo

Homem morre durante confronto com militares em Campo Grande

Domingo de Dia dos Pais amanhece gelado e sensação térmica chega a -3,2°C em Campo Grande

Julio Fidelis em ação durante jogo entre Bahia e Fluminense pelo Brasileirão - (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

Bahia e Fluminense empatam por 3 a 3 em jogo repleto de alternativas

Notícias mais lidas agora

Justiça julga multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Tem jeito certo? ‘Papais’ de MS relatam como encaram desafios da paternidade

Domingo de Dia dos Pais amanhece gelado e sensação térmica chega a -3,2°C em Campo Grande

Youtuber Felca - (Foto: Reprodução, YouTube)

‘Adultização’ de crianças: a denúncia do youtuber Felca que tem gerado debate na internet

Últimas Notícias

Cotidiano

Tem jeito certo? ‘Papais’ de MS relatam como encaram desafios da paternidade

A reportagem entrevistou pais de diferentes gerações sobre a 'missão' da paternidade

Cotidiano

Incêndio destrói atacadista na Gury Marques e acaba com estoque de calçados

Chamas atingiram principalmente o depósito e até o teto da loja chegou a desabar

Transparência

Justiça julga multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

Enquanto empresários reclamam da falta de dinheiro, concessionária paga milhões em multas por descumprimentos de horários e com indenizações

Famosos

Noivou? Anitta mostra ‘anel de noivado’ e incendeia rumores de casamento; entenda

Anitta causou alvoroço ao posar beijando o namorado Ian Bortolanzo enquanto mostrava um suposto anel de noivado; saiba qual é o verdadeiro estado civil da cantora