O levantamento foi emitido pela Energisa

Após as reclamações de falta de energia elétrica em estabelecimentos e bairros, a Energisa, empresa responsável pelo serviço em Mato Grosso do Sul, afirmou que 25 mil clientes tiveram problemas com a luz em Campo Grande. Os problemas foram causados pelo temporal que atingiu a capital no final da tarde sábado (20).

“No pico da ocorrência climática que afetou Campo Grande, tivemos a interrupção do fornecimento de energia elétrica em 6% dos principais circuitos, afetando aproximadamente 25 mil clientes”, afirmou a empresa, por meio de nota.

A Energisa também afirmou ter acionado um ‘plano de contingência’. “Por isso, a Energisa acionou o plano de contingência da empresa aumentando em quatro vezes mais a quantidade de equipes em campo que um período normal. E em duas horas a energia foi restabelecida em aproximadamente 70% dos clientes”.

A empresa explicou que a rede elétrica é desligada automaticamente por precaução, quando há temporais com indícios de ‘estragos’. “A violência dos ventos derrubou árvores, destelhou casas e estabelecimentos comerciais e ocasionou graves danos a rede elétrica da concessionária como a derrubada de postes e o rompimento de cabos e fios. Quando isso acontece, a rede elétrica é desligada automaticamente por proteção”, explicou.

Estragos da chuva

Gerente do restaurante “Lagoa da Prata” no centro da capital, Fábio, 30, calculou um prejuízo de R$ 6 mil entre as 18h de sábado e o período da manhã de domingo (21).

No estabelecimento “Bolero”, uma casa de eventos na região central, o proprietário reclamou da negligência no atendimento. Ele ligou para a empresa no sábado, às 17h, quando o local ficou sem luz. A casa de eventos, que fica na Rua Dr. Ferreira, em frente à Feira Central de Campo Grande, não é o único na região que ficou sem luz. Estragos no armazém cultural também foram registrados.

Na Vila Almeida, moradores reclamam que uma árvore caiu, bloqueando a rua, e apesar de acionadas, as autoridades não compareceram ao local para retirá-la. De acordo com a Defesa Civil de Campo Grande foram quatro ocorrências de queda de árvores durante a noite e a madrugada deste domingo.

A prefeitura de Campo Grande, informou, via assessoria de imprensa, que vários semáforos ficaram sem funcionar neste sábado (21), após a forte chuva que caiu na cidade. Diversos bairros ficaram sem energia elétrica com o temporal que atingiu a Capital e quase todo o Estado.

Bom Retiro

No Bom Retiro, loteamento da Vila Nasser, os barracos desfizeram-se e agora e a estrutura virou um amontoado de telhados de amianto quebrados, madeira e lona destruídas. A situação motivou até a visita do prefeito Alcides Bernal (PP) que prometeu aos moradores que a construção das casas – sob responsabilidade da ONG Morhar – começa na segunda-feira (22).

Iara da Conceição, 27, moradora do loteamento, teve que correr até uma igreja para se abrigar. O temporal destruiu o barraco onde ela vive com os filhos, um de três anos e um bebê de um ano e dois meses.