Centro de Previsão do Tempo indica 2ºC na madrugada de domingo
O fim de semana promete ser ainda mais frio do que tem sido em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande. Nas madrugadas de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira os institutos preveem temperaturas de até 2ºC, menores do que a mínima registrada esse ano no município, de 4.9ºC no dia 28 de abril. E geadas já são dadas como certas nessas datas.
Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, o agrometeorologista Carlos Ricardo Fietz afirma que ainda não há um consenso sobre o frio que vem por aí. “As previsões para o fim de semana não estão batendo, cada instituto tem uma. O INMET [Instituto Nacional de Meteorologia] prevê 6 graus para Dourados no domingo e o CPTEC/INPE [Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos] dá 2 graus”, explica.
De acordo com o pesquisador, a possibilidade de geadas é quase certa. “Amanhã deve ser possível ter mais segurança de saber como vai ser a madrugada de domingo. Mas os modelos todos estão indicando que vai ser muito fria e com possibilidade de geada”, revela.
O agrometeorologista lembra que Dourados não é o município mais frio do Sul do Estado e pontua que o risco de geadas é ainda maior para as regiões de Amambai e Aral Moreira. E informou que em Rio Brilhante, na madrugada de quarta para quinta-feira, quando a Estação Meteorológica da Embrapa apurou 3.2ºC, o fenômeno climático atingiu áreas específicas, sobretudo baixadas.
Uma das preocupações do agrometeorologista é com o impacto negativo da geada sobre plantações de milho, comuns na região Sul do Estado. “Temos que torcer para não vir a geada, porque tem muito milho com grão mole ainda sensível à geada. Muita gente plantou fora do zoneamento, que era 10 de março, devido às chuvas. Não conseguiram semear o milho, que ainda está muito novo”, pondera.
GELADA
A cidade mais gelada do Sul do Estado nesta sexta-feira (10), segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, está a 468 quilômetros da Capital. “Amambai deu 7.4ºC nessa madrugada, Ponta Porã 8ºC e Sete Quedas deu 5.7ºC, a mais baixa do Sul do Estado”, informou Fietz. Em Dourados, que na quinta-feira (9) os termômetros marcaram 5.5ºC, a temperatura subiu nesta sexta-feira (10) e não ficou abaixo dos 8.8ºC registrados às 00h21.