O TSE estabele algumas regras para este domingo
Neste domingo (30) muitas cidades do Brasil definem os próximos prefeitos – que devem governar entre 2017-2020 -, no segundo turno das eleições 2016. O dia no entanto, vem com algumas regras definidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), confira:
Celular e máquina fotográfica
Cuidado com as selfies! Isso mesmo, o uso de celular – inclusive para tirar selfies do momento do voto -, é proibido pelo TSE. Além dos aparelhos, fica vetado o uso de máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo da votação.
Atentar contra a liberdade do voto é crime, previsto no Artigo 312 do Código Eleitoral. O eleitor que se comparecer no local de votação portando algum tipo de equipamento capaz de registrar o próprio voto deverá ser advertido a não utilizá-lo pelos mesários a serviço da Justiça Eleitoral.
A desobediência deverá ser registrado em ata pelo presidente da mesa receptora, para fins de apuração da hipótese de crime ou outra espécie de ilícito, como corrupção eleitoral.
Cola
O TSE permite ao eleitor levar para a cabine a chamada cola – lembrete em papel com os números do candidato para auxiliar no momento da marcação na urna eletrônica. O Tribunal disponibilizou um modelo de cola aos eleitores.
Manifestação silenciosa
Neste domingo é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, seja por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
As informações são da Agência Brasil.