Dois bairros ganharão corredores comerciais em áreas residenciais

Projeto foi autorizado nesta segunda-feira (26)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto foi autorizado nesta segunda-feira (26)

A Prefeitura de Campo Grande autorizou hoje (26), a criação de dois corredores comerciais; um no bairro Pioneiros e o outro no bairro universitário. A alteração permite o comércio em algumas ruas de áreas estritamente residenciais, mas por enquanto, a modificação fica só no papel, tendo em vista que não estão previstos investimentos nessas regiões. O projeto foi publicado hoje (26), no Diário Oficial do Município.

As alterações referem-se à classificação de ruas principais de bairros residenciais que passam a ser identificadas como corredor. No Universitário, o corredor comercial será na Rua Pontalina, entre a Rua Vitor Meireles e a Avenida Guaicurus. Já no bairro Pioneiros, está autorizada a criação a Rua Ana Luísa de Souza, entre a Avenida Gury Marques e a Rua dos Gonçalves.

Ainda sem previsão de quando o projeto será executado, pelo menos na publicação, os corredores são criados para ‘organizar’ as novas áreas comerciais, e o poder público ficaria responsável pelo controle urbano e o ordenamento do uso do solo, com ênfase ao combate às poluições sonoras, visual e do ar; favorecer o trânsito de pedestres na área e melhorias da circulação de veículos; otimizar o uso coletivo de estacionamento, bem como a ampliação de ofertas de vagas no entorno; realizar campanhas publicitárias objetivando a divulgação do corredor.

A nova classificação seria uma forma encontrada pelas prefeituras para identificar e estimular vocações de negócios nos novos corredores comerciais, considerados estratégicos pelo município, com foco nas micro e pequenas empresas. A lei deve ser regulamentada nos próximos 30 dias.
 
Corredores – A ideia do município, de acordo com a publicação, é promover o desenvolvimento sustentável do comércio já instalado na região e atrair novos investimentos dentro da vocação comercial de cada área. Essa é o terceiro corredor comercial autorizado em um mês: A  avenida Primeiro de Maio, localizada no bairro Jardim São Bento, também ganhou status de corredor comercial, devido ao grande número de estabelecimentos, como restaurantes e lojas, no início de dezembro.

O sucesso do comércio fora da área central surgiu em 2014, com a criação do corredor gastronômico na avenida Bom Pastor, no bairro Vilas Boas. A variedade de restaurantes e lanchonetes no endereço chamou a atenção por causa de sua vocação para a gastronomia.

Conteúdos relacionados

carro
tempo
seca