Federação alega que 90% das escolas fecharam nesta sexta

A (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgou balanço da carreata feita na manhã desta sexta-feira (10). Segundo a federação houve adesão de 10 mil trabalhadores, além de paralisação de 90% das escolas públicas de todo o Estado.

A mobilização faz parte de um Dia Nacional de Luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora de todo o país. O presidente da Fetems, Roberto Botareli, alega que os trabalhadores protestaram por inúmeras pautas, entre elas o fim do piso salarial e da hora-atividade; contra a reforma da previdência e o fim da aposentadoria especial dos professores; contra a privatização das escolas públicas, através das Organizações Sociais e da militarização.

“Levamos a educação e os demais trabalhadores para a rua, conseguimos paralisar e mostrar para a sociedade que não estamos de braços cruzados diante da perda de direitos e muito menos a favor dos ataques constantes a nossa tão jovem democracia. Todas as capitais do país deram o seu recado hoje e conosco não foi diferente”, disse.

Outras categorias somaram na luta pelos direitos trabalhistas, em , como sindicatos filiados a Central Única dos Trabalhadores, a Central dos Trabalhadores do Brasil e Movimento dos Trabalhares que lutam pela terra.