As obras estavam previstas para terminar dia 10

Depois de 27 dias bloqueado, foi liberado na manhã deste sábado (9) o trecho da em Eldorado, que desabou por causa da forte chuva no início do mês passado. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a pista no quilômetro 49 está totalmente liberado para tráfego. 

As obras começaram em dezembro assim que a força da chuva abriu uma cratera no meio da rodovia interrompendo o acesso ao Paraná e estavam previstas para terminar dia 5 de janeiro. Mas segundo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) as condições do tempo não estavam favoráveis e o prazo teve que ser estendido para o dia 10.  

Enquanto o trecho não havia sido liberado a CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163,  orientava os motoristas a seguirem por rotas alternativas.

Estragos no Estado

Em Mato Grosso do Sul, além da destruição de pontes e estradas, as chuvas fortes do começo de dezembro causaram prejuízos para piscicultores e deixaram ribeirinhos desabrigados. A Defesa Civil informou que mais de 60 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas e o Governo Federal reconheceu a situação de emergência de 20 municípios.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), os municípios de Bela Vista, Cassilândia, Chapadão do Sul,Corumbá, Dourados, Itaquiraí, Maracaju, Ponta Porã,Rio Brilhante e Sete Quedas,  superaram as médias de chuva para o mês de dezembro. Campo Grande teve chuva correspondente a 84,48% da média esperada para o mês.  (Texto sob supervisão de Marta Ferreira)