deve atender 100 mil pessoas em Campo Grande

Depois de mais de duas semanas atendendo Campo Grande e região, chegou a vez de – cidade a 117 km da Capital, receber a 11ª edição da Caravana da Saúde. As cirurgias de especialidades começam nesta segunda-feira (30), atendendo pacientes do município e de outras sete cidades.

Serão oferecidos 160 procedimentos entre cirurgias ortopédicas, vasculares, ginecológicas e também de colecistectomia convencional, além de 120 exames de endoscopia. As operações irão beneficiar quem espera há anos na fila do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Ainda sem data definida, as cirurgias em Campo Grande devem começar também na próxima semana.

Os pacientes de Bandeirantes, Rio Negro, Camapuã, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, e São Gabriel do Oeste terão ainda acesso às consultas de ortopedia e ginecologia. Todo atendimento será realizado no Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira, onde os leitos já estão preparados para receber os pacientes cirúrgicos.

Fim da espera

Internado no Hospital Municipal de São Gabriel do Oeste, o cabeleireiro Sdeobel Pilonetto, 44 anos, teve uma fratura complicada no pé ao cair praticando motocross. Por causa da gravidade, ele deverá passar por uma cirurgia que só pode ser feita em Campo Grande, devido aos equipamentos cirúrgicos existentes apenas na Capital.

Segundo o secretário municipal, o paciente será atendido assim que as cirurgias tiverem inicio em Campo Grande e ressalta que sem Caravana o cabeleireiro teria que aguardar na fila até sua transferência. “Ele teria que esperar uma vaga para fazer a cirurgia na Santa Casa”, disse.

“Não sinto dor porque estou medicado. Sei que vou ser operado logo, mas se não tivesse a Caravana teria que ficar esperando, o que não seria nada bom”, contou o cabeleireiro.

Total de atendimentos

Em Campo Grande devem ser atendidas 100 mil, conforme afirmou coordenador da Caravana da Saúde, Marcelo Mello. “Devemos chegar a 10 mil cirurgias e 35 mil oftalmologia e 12,5 mil consultas de especialidades. Isso tudo faz parte de um grande projeto”.