Pular para o conteúdo
Cotidiano

Delegado da PF diz que Cimi instigou indígenas a resistirem ordem judicial

Ele presidiu o inquérito da reintegração de posse
Arquivo -

Ele presidiu o inquérito da reintegração de posse

Nesta quarta-feira (2), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Conselho Indigenista Missionário () ouviu o delegado da Polícia Federal (PF), Marcelo Alexandrino de Oliveira que presidiu o inquérito policial da reintegração de posse da Fazenda Buriti, em 2013, ocasião que houve a morte do Oziel Gabriel.

“Efetivamente os integrantes do Cimi instigaram os indígenas a continuar na área invadida e a resistirem a ordem judicial. Inclusive no inquérito os indígenas foram indiciados por formação de quadrilha”, afirmou Marcelo. E advertiu: “Se não fosse a incitação do Cimi com certeza os indígenas teriam saindo da fazenda de forma pacifica e em consequência disso a morte do indígena Oziel teria sido evitada”.

O delegado assegurou que na reintegração de posse da Fazenda Buriti foram aprendidas armas de fogo e que havia uma de fabricação caseira. Acrescentou ainda que um militante do Cimi foi pego com um manual de como fazer bomba caseira. Quando questionado se havia possibilidade de ter uma organização que esteja agindo por trás de tudo o delegado avaliou que sim.

“O inquérito mostra que sim e dá indícios que pode ter uma organização que pode agir em todo o ”, admitiu. E destacou ainda que é competência da Polícia Federal apurar os crimes contra as comunidades indígenas e que a PF é a favor dos indígenas porque sua função é a de proteger. Registrou também que o relato do inquérito policial da reintegração de posse foi entregue no ano passado para o Ministério Público Federal (MPF). A deputada Mara Caseiro que preside a CPI avaliou como produtiva a reunião.

“Recebemos muitas informações, o inquérito que a Policia Federal nos enviou a nosso pedido tem um teor de detalhes, foi um trabalho muito bem feito e detalhado. E trouxe a questão de que na Fazenda Buriti os indígenas foram incentivados a não desocuparem a área  e a desobedecer uma decisão judicial por integrantes do Cimi e após esse não cumprimento ocorre uma morte quem é que deveria ser o culpado desta morte? Ora quem incentivou a desobediência da lei”, enfatizou a parlamentar.

Oitivas – Para a próxima reunião da Comissão que será no dia 9/3, a partir das 14h, no Plenário Deputado Júlio Maia estão previstas oitivas com Luiz Henrique Elói, os caciques Ramão e Edson Candelário que é da Aldeia Argola e o professor Estevinho. CPI – O objetivo da Comissão é investigar o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), quanto a denúncias de incitação de conflitos por terras em Mato Grosso do Sul entre indígenas e proprietários rurais. A CPI do Cimi é composta ainda pelo vice-presidente, deputado Marquinhos Trad e o relator, deputado Paulo Corrêa (PR). Também são membros da comissão os deputados Onevan de Matos (PSDB) e Pedro Kemp (PT). De acordo com o Regimento da Casa de Leis a data de término da CPI será no 11 de maio de deste ano. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Copa do Brasil Feminina tem confrontos da primeira fase definidos

VÍDEO: Previsão se cumpre e Dourados registra temporal com alerta de mais chuvas

Caminhoneiro é preso com 36 Kg de cocaína e haxixe que levaria ao RJ

Disney anuncia parque temático em Abu Dhabi, o primeiro no Oriente Médio

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Dólar tem leve queda com negociações entre China e EUA no radar e fecha a R$ 5,6548

Últimas Notícias

Brasil

CMN simplifica uso de recursos da LCA por cooperativas de crédito

Decidiu simplificar o uso dos recursos captados por meio desses papéis

Le Blog Maria Antonia

Animação baseada em livro de Paul McCartney terá elenco estrelado

O lendário ex-Beatle Paul McCartney prepara um novo voo criativo com o filme de animação “High in the Clouds”, inspirado em seu próprio livro infantil de aventuras. A produção, que promete encantar públicos de todas as idades, contará com um elenco de vozes repleto de grandes nomes da música e do entretenimento. De acordo com … Continued

Brasil

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

A medida atende a pedido da Controladoria-Geral da União

Cotidiano

Paraguai está sob alerta de fortes chuvas na região de fronteira

Alta probabilidade de granizo para seis departamentos do País