Pular para o conteúdo
Cotidiano

De graça, curso de idiomas está com pré-matrículas abertas

São cerca de 1,2 mil vagas disponíveis
Arquivo -

São cerca de 1,2 mil vagas disponíveis

Quem está procurando uma oportunidade de se capacitar e aprender um novo idioma, o Centro Estadual de Línguas e Libras Professor Fernando Peralta Silva está com a pré-matrícula aberta. Sem custo nenhum para os alunos, o centro oferece aulas de libras, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. São cerca de 1,2 mil vagas disponíveis.

Diretora do centro, Márcia Proescholdt Wilhelms, de 51 anos, explica que as vagas ao para qualquer pessoas que tenha interesse em estudar. Contudo, o interessado, que não for estudante da rede pública de ensino, precisa ter terminado o ensino médio.

Ela pontua ainda que há preferencia para alunos de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares. Mas os demais alunos também têm vez. “Temos foco nos alunos da rede pública e nos professores, mas depois de preenchermos a vaga com eles, o que sobra fica para a comunidade em geral”, explica.

O curso de inglês, por exemplo, tem as vagas preenchidas praticamente com estudantes e professores, já os demais cursos, sempre tem vaga para a comunidade. “A procura do inglês é maior, por isso já preenche logo. Mas os demais cursos tem muita gente de fora que faz”. Diz.

Outra característica que ela percebeu nos cursos, é que os alunos terminam um e começam outro. “A gente libera apenas um curo por aluno, mas observamos que muitas voltam a se inscrever. Tem aluno que fez inglês no passado e agora faz espanhol, francês, alemão”, conta.

De graça, curso de idiomas está com pré-matrículas abertasO músico Matheus Pereira Castro Alves dos Santos, de 18 anos, integra esse grupo. No ano passado ele se formou em inglês e agora cursa alemão. “Gostei muito do curso. Me formei no ano passado e já estou fazendo outra língua. Acredito que o curso cumpriu seu papel. Cheguei duvidando se conseguiria sair falando bem. Entendendo bastante coisa”, diz.

Quem também está fazendo o segundo curso é o guia de turismo Elio Roque da Silva, de 66 anos. “Fiz inglês e comecei o francês. Os cursos são bons. O inglês foi feito o básico, acho que deve ter uma sequência: intermediário, avançado. Mas ajudou bem. É importante porque ensina a gente a falar pelo menos o básico para se comunicar”, afirma.

Os cursos são de 360 horas, divididos em módulos de 60 horas. O estudante não pode ter mais de 25% de falta, senão é desligado e precisa ter média mínima de 7. Não há custo de material. Os livros de inglês e espanhol são da Rede Estadual de Ensino e dado aos alunos. Já os demais cursos, os livros são emprestados e devem ser devolvidos ao final do curso.

Quem quiser se inscrever é só acessar o site www.matriculadigital.ms.gov.br ou www.sed.ms.gov.br (ícone de matricula) e fazer a pré-inscrição. Quem fizer este passo tem que comparecer no Centro Estadual de Línguas e Libras Professor Fernando Peralta Silva, entre os dias 16 e 19 de maio, para confirmar a matrícula, com os documentos exigidos.

No dia 20 de maio haverá prova de nivelamento e no dia 27 sai o resultado dos aprovados. Mais informações ligue 3314-1231 / 1232 / 1244. O centro está localizado na Avenida Tiradentes, n. 20, Bairro .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados