Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cultivo de cana deve ser evitado no sul de MS, diz Embrapa

Estratégias devem ser tomadas em épocas adequadas 
Arquivo -

Estratégias devem ser tomadas em épocas adequadas 

O plantio de cana-de-açúcar deve ser evitado na região sul de Mato Grosso do Sul, durante o inverno informa pesquisa divulgada pela Embrapa Agropecuária Oeste. O estudo leva em consideração a água disponível no solo e o risco de geada. O resultado foi divulgado no Comunicado Técnico 209.

O plantio deve ser evitado, porque nos meses de junho, julho e agosto são um período de alto risco climático. Portanto, a recomendação é seguir o zoneamento de risco climático para a cana-de-açúcar no Estado, que vai de outubro a abril.

Segundo o News, o estudo foi desenvolvido em parceria pelos pesquisadores Carlos Ricardo Fietz, Cesar José da Silva, Éder Comunello e Danilton Luiz Flumignan.

Entre as formas de acelerar a expansão das áreas agrícolas nas unidades de produção nas épocas mais adequadas estão “o planejamento de longo prazo, a adequação da infraestrutura própria ou terceirização de parte dos plantios e serviços e a maximização dos recursos disponíveis”, conforme os pesquisadores. 

Essas estratégias podem refletir “em maior produtividade, competitividade e sustentabilidade do setor”, concluem os pesquisadores.

Para esse trabalho de pesquisa, foram avaliadas seis datas de plantio: março, abril, maio, junho, julho e agosto, todas realizadas no dia 21 de cada mês, com dados meteorológicos da Embrapa Agropecuária Oeste, coletados em Dourados, MS, de 1980 a 2014.

INVERNO

De acordo com o pesquisadores, o plantio da cana inverno no sul de MS pode promover redução significativa da produtividade dos canaviais, porque “aproximadamente metade dos dias de junho, julho e agosto necessários para a brotação e emergência da cana e, praticamente, 50% do subperíodo de crescimento máximo da cana vão ocorrer com deficiência hídrica da cultura”, afirmam.

Nos plantios de cana-de-açúcar em julho e agosto, os valores médios de água disponível no solo são menores do que quando realizados em março, abril e maio. “Esses menores níveis de umidade no plantio podem ser atribuídos a julho e agosto serem os meses do ano com os menores índices pluviométricos, característica do inverno com pouca chuva, que define o clima da região sul de Mato Grosso do Sul.”

Além disso, parte considerável do subperíodo de crescimento máximo da planta ocorre em condições de temperatura do ar desfavoráveis durantes os meses de julho e agosto. “Ainda destaca-se o alto risco de geadas no subperíodo de crescimento máximo dos canaviais plantados no mês de agosto.”

Em maio, plantios de cana-de-açúcar são bastante restritivos devido a temperatura do solo que é inferior a 22º C em mais da metade dos dias do subperíodo de brotação e emergência (o limite mínimo ideal de temperatura do solo para o bom desenvolvimento da planta é 22º C).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira