possui 5.901 habitantes

Vicentina, cidade a 246 quilômetros de Campo Grande, comemora 29 anos de emancipação política nesta segunda-feira (20). Mas, os vicentinense não terão festa neste ano. A prefeitura da cidade cancelou os festejos por conta da crise econômica e dos estragos causados pelas fortes chuvas do começo de 2016.

De acordo com a prefeitura da cidade, o prefeito em visita à obras da cidade informou “Não vejo possibilidade para realização dos festejos, visto que os recursos para realização dos mesmos são oriundos dos cofres públicos, diante da crise que estamos passando não podemos comprometer os serviços essenciais e os festejos acarretam uma quantia alta de recursos deixando-nos em uma situação complicada para custear essa demanda”.

Também foi apontado como dificulta para a festa, os estragos causados pelas fortes chuvas, que danificaram as estradas vicinais e várias pontes do município, dificultando o acesso dos produtores as propriedades e o trânsito de máquinas agrícolas. 

Crise e excesso de chuva cancelam festa de aniversário de município de MS“O município, vem sobrevivendo no limite diante da crise que assola o Brasil. Vicentina é um município de pequeno porte com a geração de renda própria relativamente pequena, portanto depende na sua maioria de recursos repassados pelos Governos Estadual e Federal”, diz a prefeitura do município em publicação no site oficial. 

História

A antiga comunidade teve origem em 1951 no governo de Eurico Dutra, a partir de colonizações agrícolas realizadas às margens do rio Dourados na altura da MS/376 (rodovia que liga Dourados a Glória de Dourados).Os primeiros ocupantes eram principalmente migrantes do interior paulista que vieram atraídos pela excelente qualidade da terra. 

A distribuição de terras naquela época era feita com a presença do colono, que também ajudava a abrir picadas e em seguida recebia o protocolo do seu lote. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Vicentina, pela lei estadual nº 725, de 20-06-1987, desmembrado do município de Fátima do Sul.